O que significa quando a vela de sete dias apaga antes de terminar?

O uso de velas em práticas religiosas é muito comum e sua utilidade é inegável. No entanto, quando se lida com velas, nem sempre as coisas correm como o esperado. Uma ocorrência bastante comum é a vela apagar antes de queimar até o fim. Mas afinal, quando a vela de sete dias apaga antes de terminar, qual o significado espiritual? Continue lendo este artigo e descubra!

O que é uma vela e qual sua importância espiritual?

As velas tem muita utilidade nas práticas religiosas devido ao seu lindo simbolismo e sua relativa facilidade em ser utilizada. Existem velas de diversos tipos e tamanhos, cada uma atendendo à determinada finalidade.

Velas são basicamente um pavio inserido em um combustível para que possa ser queimado, sendo a parafina o combustível mais comum. No entanto, no passado a cera de abelha era muito utilizada.

Além disso, velas podem ser feitas com diversos tipos de óleos, como o azeite, óleos essenciais e até mesmo banha animal. Seja como for, ela é muito útil para gerar uma chama controlada que ilumina o ambiente.

As velas votivas ou velas de oração são muito usadas em diversas vertentes religiosas, incluindo o cristianismo, judaísmo, hinduísmo (na forma de diyas ), budismo na forma de “lâmpadas de manteiga” e em diversas outras religiões, incluindo as de matriz africana como a Umbanda.

Um dos tipos de velas mais usados em aplicações religiosas é a vela de 7 dias. Ela tem diversos propósitos, podendo ser usada em altares para orações, ofertas e muito mais. Ela pode ser usada para afastar os maus espíritos e garantir a segurança enquanto estiver acesa.

Leia também:  Liberdade espiritual - O que é? Como desenvolver?

Qual o simbolismo e significado espiritual da vela?

Segundo o dicionário de simbolismo da Universidade do Michigan, a vela simboliza a Luz que ilumina as trevas da vida, principalmente a vida individual de quem a utiliza.

Além disso, seu significado espiritual tem relação com ela ser o símbolo da santíssima iluminação do Espírito da Verdade, purificação e limpeza. Quando utilizadas em ritos fúnebres, elas simboliza a a Luz que poderá ser encontrada no mundo espiritual após a morte física.

Decompondo as partes da vela, pode-se obter um belo significado espiritual para a vela:

Cera

A cera simboliza a carne pura ou a humanidade. É o aspecto mais grosseiro da vela que precisa ser purificado pela ação do Fogo, se separando do grosseiro e se elevando.

Pavio

O pavio simboliza a alma. Ele é o intermediário entre o grosseiro corpo de carne (Cera) e a divindade da Luz obtida através da purificação promovida pelo Fogo.

Chama

Este é o fator purificador que permite que o grosseiro possa ser purificado e elevado, gerando a Luz e o Amor da divindade.

Luz

A luz e a chama simbolizam o Espírito, o Amor e a Divindade. É o que há de mais sublime na vela e representa a consciência purificada e iluminada.

O simbolismo da vela é múltiplo

No entanto, cabe ressaltar que o aspecto do simbolismo varia muito de acordo com a tradição ou a vertente religiosa. Por isso, não tome este significado breve apresentado aqui como a única verdade, existem diversos pontos de vista sobre o simbolismo espiritual da vela. Aliás, existe uma arte divinatória a este respeito que se chama ceromancia.

Então, se você quiser aprender mais sobre este simbolismo, faça pesquisas extensas, conheça as tradições espirituais e aprenda com cada uma delas o seu ponto de vista. Além disso, medite sobre o assunto, pois você terá percepções sobre o real significado espiritual da vela.

Explicação física para a vela de 7 dias apagar antes de terminar

Uma vela de 7 dias pode apagar por diversas razões que não chegam a despertar um alerta sobre a questão espiritual. Afinal, basta um vento forte ou uma brisa suave para apagar a chama de uma vela.

Mergulho Interior

Além disso, a qualidade dos materiais de fabricação da vela podem interferir bastante neste ponto. Velas com material de baixa qualidade ou com cálculos incorretos na sua elaboração e confecção podem gerar o fim prematuro da chama da vela.

Leia também:  Sonhar com a mesma pessoa todas as noites: O que significa? Pode ser espiritual?

Um pavio que não consegue segurar uma chama adequada que permita que a parafina derreta suficientemente e suba pelo pavio através do efeito de capilaridade pode ser o grande vilão para a vela de 7 dias apagar antes de terminar a parafina.

Além disso, o revestimento exterior da parafina da vela pode estar rasgado ou impedindo que o oxigênio entre e mantenha a combustão. Tudo isso precisa ser levado em consideração quando a vela de 7 dias apaga antes de terminar sua combustão completa.

Afinal, o que significa quando a vela de sete dias apaga antes de terminar?

Adentrando à questão sob o ponto de vista espiritual, podemos obter diversos insights sobre os possíveis significados espirituais para a vela de 7 dias apagar antes de terminar completamente.

Entre os fatores podemos destacar a energia negativa, a falta de fé e até mesmo o sucesso do ritual. Confira os significados a seguir:

Energia negativa

O excesso de “energia negativa” pode ser um fator determinante. Afinal, se não houver nenhuma explicação física, podemos encarar a questão do ponto de vista espiritual e procurar uma causa mais sutil que atrapalhe a combustão da vela de sete dias.

Neste caso, o acúmulo das ditas energias negativas pode ser uma explicação plausível para o que está interferindo na queima da vela. Portanto, entidades espirituais negativas podem estar tentando atrapalhar o trabalho espiritual que você está realizando com a vela de 7 dias.

A causa pode ser você

No entanto, nem sempre as energias negativas externas são a causa. Dependendo da situação, você mesmo pode estar atrapalhando a queima da vela por alguma ansiedade ou incerteza com relação ao sucesso do ritual.

Isto tudo pode atrapalhar, portanto, quando a vela de sete dias apaga antes de terminar, reflita se você não está muito ansioso ou se você não acredita na eficácia da prática religiosa. Ou pior ainda, se você no fundo você não deseja que o pedido seja atendido.

Pedido aceito – o plano espiritual não precisa mais da vela

Richard Webster afirma em seu livro: “Candle Magic for Beginners: The Simplest Magic You Can Do que o seu trabalho espiritual é finalizado quando a vela apaga sozinha.

Leia também:  Sabedoria da Mata: Pajelança e Espiritualidade Indígena Documentário

Portanto, quando a vela de 7 dias apaga antes de terminar pode significar que seu pedido já foi recebido pelo plano espiritual e que a energia da vela não é mais necessária para que ele se concretize. Neste caso, a vela se apaga.

O pedido não foi aceito pelo plano espiritual

Em alguns casos, o significado da vela de sete dias apagar antes de terminar é a não aceitação do pedido pelo plano espiritual ou por oposição de algum indivíduo.

Em alguns momentos, nossos pedidos podem ferir algum plano pré-estabelecido, sendo inútil tentar mudar este plano com a oração e outros rituais com as velas, como as de 7 dias.

Quando a vela de 7 dias apaga, posso acender de novo?

Se o motivo dela ter apagado for algo puramente físico, acenda-a novamente sem problemas. Se ela apagou e você desconfia de causas espirituais, pode ser interessante rever sua prática, acendê-la novamente sob oração ou até mesmo trocar a vela.

Tudo isso depende do tipo de ritual que você irá fazer. Para evitar erros, consulte sua intuição pois ela nunca falha. E se mesmo assim você quiser uma resposta exterior, fale com alguém mais experiente na sua religião, doutrina ou na prática que você está realizando.

Outros significados para a vela de sete dias apagar antes de terminar

Como dissemos anteriormente, o simbolismo das coisas varia muito conforme a tradição ou a pessoa que analisa a situação. Portanto, não tome como verdade absoluta o que está escrito aqui, continue suas pesquisas e conheça a opinião de outras pessoas.

Após isso, medite bastante e reflita sobre o assunto. Com certeza você chegará à uma percepção sobre o significado espiritual da vela de 7 dias apagar antes de terminar. Assim, você saberá compreender a mensagem especial que o mundo espiritual te enviou através do interrompimento da queima da vela de sete dias.


Gostou do artigo? Então COMPARTILHE!!


O site Espiritualidade Divina é um projeto que visa trazer mais espiritualidade ao mundo através do conhecimento. Afinal, em meio a todo o ceticismo que ronda a sociedade atual, os temas espiritualistas devem ser colocados em pauta visando a evolução da humanidade.


Deixe uma resposta