A mariposa é um inseto fascinante e seu significado espiritual é profundo e repleto de lições. Concorda? Por isso, o simbolismo da mariposa desperta a curiosidade de muita gente. Você já sonhou com mariposas? Tem visto muitas delas constantemente? Se sim, saiba que elas estão tentando lhe dizer alguma coisa, trazendo mensagens muito importantes e especiais para você! Neste artigo falaremos sobre o simbolismo da mariposa e sobre o significado espiritual que elas possuem.

Alguns fatos sobre as mariposas

Mariposa significado espiritual

Atenção: As mariposas são insetos muito confundidos com as borboletas, mas existem ligeiras diferenças.

As mariposas têm hábitos noturnos, são atraídas pela luz e suas antenas são diferentes conforme a espécie.

Já as borboletas têm hábitos diurnos e as antenas costumam ser finas, tendo uma espécie de esfera na ponta.

Além disso, as borboletas tendem a ter cores vivas e variadas, enquanto as mariposas apresentam tons mais pardos e escuros.

Outra diferença se dá no pouso delas, as mariposas pousam e deixam suas asas abertas, enquanto as borboletas posicionam suas asas na vertical.

Agora não tem mais como você confundir mariposas e borboletas, não é mesmo?

Semelhante às borboletas, as larvas da mariposa entram no estado de pupa e se desenvolvem até a fase adulta, na qual saem do casulo com asas.

Algumas lagartas de mariposa chegam a fazer buracos no solo, ficando neles até passarem pela sua metamorfose e se tornarem mariposas adultas.

1 – O simbolismo da mariposa – Morte e Transformação

Mariposa simbolismo Morte e transformação

Importante: Como podemos ver, a mariposa passa por grandes modificações físicas desde seu nascimento até a fase adulta.

E para que ela possa renascer como uma linda mariposa depois de todas essas mudanças, parte dela precisa se recolher em si mesma.

Assim, ela ficará enclausurada para se desenvolver e se transformar em algo melhor.

Este significado é profundo:

Após se fechar em seu casulo, acontece um encontro com sua verdadeira essência, recursos e potencialidades.

Isso faz com que ela se transforme em uma versão melhor de si mesma.

Com isso, após se tornar uma mariposa completa – sendo independente e capaz de voar – ela rompe o casulo e deixa para trás as limitações da sua natureza inferior.

2 – A simbologia da mariposa aplicada à realidade espiritual (significado espiritual)

Mariposas e borboletas simbolismo

Simbolismo imperdível:
Neste aspecto a mariposa nos remete ao processo de transformação que a morte proporciona.

Não somente a morte física, mas também a morte de uma ideia ou de uma situação.

Se analisarmos o fenômeno da vida, todo ser vivo nasce, se desenvolve e morre, abandonando sua casca corpórea.

Se não levássemos em conta a natureza espiritual dos seres vivos e analisássemos somente a parte física, pareceria que este processo é sem propósito, sendo finalizado no desencarne do corpo físico.

No entanto, a essência espiritual que animou esse organismo passou pelas diversas fases de desenvolvimento e evolução dentro dessa experiência encarnatória.

Com isso, esse espírito terminou a breve experiência de encarnação na matéria.

Por fim, ele abandonou seu casulo velho e que não mais tem utilidade para logo em sequência despertar para o mundo espiritual. No fim, isso acaba gerando uma versão melhor de si mesmo.

3 – Mariposa, significado espiritual e a busca pela Luz

mariposa significado espiritual

Continuando com o significado espiritual e simbolismo da mariposa, após a metamorfose da lagarta em mariposa, ela já se transformou em um ser completamente diferente, podendo voar e tendo bastante liberdade.

Porém, a mariposa ainda não é totalmente livre. Afinal, em termos simbólicos ela ainda precisa de Luz, não sendo totalmente perfeita mesmo estando fisicamente completa..

E aí entramos em algo interessante: frequentemente as mariposas mostram o comportamento de voar em círculos ao redor de fontes luminosas, certo? Principalmente aquelas luzes artificiais, não é mesmo?

Isso se dá porque as mariposas utilizam uma técnica de navegação chamada de orientação transversal. Dessa maneira, elas utilizam a luz da lua, por exemplo, para se manter voando em linha reta.

Aqui entra o simbolismo da busca pela luz, onde o espírito recém desencarnado se encontra ligeiramente mais desenvolvido e evoluído. No entanto, este mesmo espírito ainda não se encontra perfeito.

Com isso, ele ainda não vive em um mundo repleto de Luz, encontrando-se em um cenário sombrio.

Vendo-se diante dessa situação, ele busca incessantemente qualquer ponto luminoso que possa encontrar para orientar sua caminhada rumo ao ser verdadeiro lar.

Nesse processo, as mariposas se guiam constantemente por luzes artificiais e acabam encostando na fonte de luz, morrendo queimadas.

Aqui vemos que, simbolicamente, o único modo de alcançar o estado pleno da Iluminação é morrendo em sua inferioridade, pois ela não é compatível com a verdadeira Luz.

Assim sendo, o espírito desencarnado se guia pelos focos de luz que enxerga, esperando encontrar um caminho rumo à perfeição espiritual.

Com isso, ele é guiado a uma nova encarnação, renascendo e passando novamente por todo o processo de nascimento, desenvolvimento e morte.

Esse processo se repete até que o espírito consiga se lapidar, deixando de ser grosseiro e estando compatível com a vida nos Reinos de Luz. Para isso acontecer mais rapidamente, é preciso desenvolver-se espiritualmente.

4 – Quais lições podemos aprender com as mariposas?

5 – A lição espiritual da transformação

De uma maneira simbólica, podemos aplicar o ensinamento e significado espiritual das mariposas em todos os aspectos da nossa vida.

Afinal, tudo que é vivo segue esse padrão de nascimento, desenvolvimento e morte, inclusive as idéias e situações.

Essa morte, é só o fim de um ciclo, o momento em que um determinado casulo, corpo ou limitação não é mais necessário.

Neste vídeo aprendemos mais sobre o processo de transformação das mariposas:

Você já se perguntou quantas transformações você sofreu nessa vida? Com certeza você já passou por muitas e em todas elas, você certamente perpassou por todas as etapas da fórmula da mariposa.

Talvez você tenha enfrentado determinado problema ou situação e, após se dar conta dela, ficou um pouco abatida. Sempre se voltando para si mesma e refletindo sobre a questão. Mas tudo mudou, não é mesmo?

Depois de algum tempo, é possível que você tenha reunido as forças dentro de si mesma que você nem sabia que tinha.

A ponto de até mesmo conseguir romper o “casulo” desse problema, saindo dele mais forte e vitoriosa!

Faça um exercício de introspecção e tente identificar essas situações em sua vida, com certeza você irá se surpreender e se auto desenvolver.

6 – A mariposa e a lição da cautela

Outra lição que podemos tirar com base no comportamento da mariposa é o controle de paixões e a moderação nas ações.

A mariposa pode buscar a luz de uma maneira pouco moderada, a ponto de se iludir com algo artificial e se queimar quando as encontra.

Por isso, lembre-se do mito de Ícaro, que construiu asas com cera para tentar chegar ao sol e conforme foi se aproximando, a cera das asas derreteu, fazendo-o cair no mar e se afogar.

Nesse aspecto, a mariposa pode simbolizar a busca desenfreada por “luzes artificiais”, ou seja, a busca ilusória pela artificial luz das falsas paixões.

Quantas vezes você buscou algo na sua vida e quando encontrou percebeu que essa coisa não era bem o que você esperava?

O significado espiritual da mariposa nos mostra a importância de evitar as ilusões, evitando cometer atos impensados na busca por “falsas luzes”.

Para evitar esse problema, lembre-se do simbolismo da mariposa e se volte para si mesma, buscando contato com sua verdadeira realidade interna.

Assim você será capaz de perceber as diferenças entre a Luz que está alinhada com sua natureza espiritual, evitando perseguir ilusões que só vão te machucar no fim de tudo.

7 – O significado espiritual da mariposa se liga ao que está oculto e disfarçado em você

As mariposas possuem uma enorme capacidade de se disfarçarem através das variadas pigmentações em seu corpo. Assim, a mariposa pode possuir um significado espiritual que remete à ocultação e ao disfarce.

Por isso, ao se deparar com mariposas, reflita se você não está se escondendo da sua própria verdade ou ocultando suas emoções de uma forma negativa.

Nestes casos, a mariposa evoca a necessidade de desvelar o que você está ocultando. Ou seja, ela pode estar querendo mostrar que você precisa desabafar, sendo sincera consigo mesma e com os outros.

Outro ponto a ser explorado neste significado espiritual da mariposa é a necessidade de você mostrar quem você realmente é, ou seja, encontrar a sua própria verdade e demonstrar isso em seus pensamentos, emoções e atos.

Portanto, podemos aprender com a mariposa que é necessário assumir sua própria fraqueza e defeitos para que você possa dissipar as trevas que ocultam sua verdadeira beleza, progredindo em direção à luz.

Neste caso, a Luz representa o encontro com a felicidade, a paz e a realização pessoal.

Desta forma, você poderá remover as máscaras que colocou em si mesma para se proteger no passado. Estas máscaras são apenas ilusão e na busca pela evolução somente a Verdade pode ser o guia, não a mentira.

Pois a mentira pode ser confortável no início, mas após algum tempo ela se mostra complicada, frágil e cada vez mais aprisionadora. No entanto, a Verdade se mostra cada vez mais leve, natural e libertadora.

Esta é a verdade evocada pela mariposa! É um chamado para a Verdade, um chamado para a mudança, um grito da sua alma por liberdade!

Portanto, aprenda com o significado espiritual da mariposa e obtenha cada vez mais plenitude espiritual e significado na sua vida.

8 – O significado da mariposa e a determinação

A mariposa simboliza o otimismo e a determinação na busca por seus objetivos. Ela persegue tanto o seu objetivo (a luz) que chega ao ponto de se queimar, sacrificando seu eu físico (temporário) e encontrando seu eu espiritual.

Como já dissemos, há de se evitar ilusões e aprender a ter cautela, no entanto, a determinação e o otimismo quando utilizados de uma forma saudável é tudo o que você precisa para evoluir e atingir seus objetivos.

Por isso, se você estiver vendo muitas mariposas, lembre-se de ter coragem, de ser otimista e determinada na busca pela realização dos seus sonhos.

Afinal, sem estes atributos, dificilmente você alcançará a vida que deseja para si mesma.

9 – A mariposa e seu significado espiritual com a noite e a timidez

Por fim, fique atenta ao fato da mariposa se sentir mais confortável durante a noite. Ou seja, na ausência de visibilidade, na ausência da luz do Sol. O sol simboliza o ponto máximo da visibilidade, da exaltação, nada deixa de perceber o Sol.

No entanto, a mariposa foge do Sol, mesmo desejando ardentemente se guiar pela luz. Isso denota o medo, a insegurança e a timidez de se mostrar ao mundo, de estar visível e até certo ponto vulnerável.

Por isso, se você está vendo mariposas constantemente, procure analisar se você está sendo exageradamente tímida e até certo ponto receosa de se mostrar ao mundo.

Tenha em mente que você nasceu para brilhar, você não nasceu para ficar oculta em uma vida de escuridão. Você nasceu para desempenhar um papel significativo no palco da vida, sob a Luz do Sol.

Portanto, aprenda a brilhar e se permita ser vista. Abandone o hábito de ficar presa em uma vida onde a noite é eterna.

Pois apesar de você pensar que gosta de ficar escondida, há uma parte em você que deseja a Luz e que anseia a visibilidade que somente uma vida onde o dia é Eterno pode lhe proporcionar.

10 – As mariposas e os sonhos

sonhar com Mariposa significado

Sempre que você sonhar com mariposas, analise todo o contexto do sonho e veja se consegue ligar esses conceitos da transformação, morte, ilusão e impulsividade.

Veja se o sonho te mostra uma situação que causa sofrimento, pois estes casos podem ser um chamado para que você mude aquela situação.

Caso você esteja passando por momentos difíceis e veja alguma mariposa pousar por perto, compreenda que este pode ser um chamado à mudança.

A mariposa representa o que as pessoas precisam para encontrar a luz, evoluir e renascer como uma versão melhor de si mesmas.

Lembre-se que nem sempre mudanças são fáceis e muitas vezes são dolorosas.

No entanto, elas podem nos conduzir a versões melhores de nós mesmos. Por isso, talvez seja a hora de você decidir mudar as coisas para melhor.

11 – Sonhar com mariposa rosa

A cor rosa é tradicionalmente ligada ao que é delicado, amoroso e feminino. Portanto, sonhar com mariposa rosa pode significar que você possui uma necessidade de mudanças e amadurecimento na área afetiva ou no que diz respeito ao seu lado mais delicado, como o seu lado feminino.

A mariposa rosa também pode significar que existem coisas ocultas relacionadas aos aspectos mencionados acima com relação à delicadeza e ao amor.

Portanto, vale a pena refletir se você está reprimindo algo com relação à sua vida amorosa, materna ou mesmo na condição de filha.

12 – Sonhar com mariposa azul

A cor azul remete à calma, leveza e tranquilidade. Ela é tradicionalmente ligada ao que remete ao masculino.

Então, sonhar com mariposa azul pode significar que você precisa de mudanças para obter mais calma e tranquilidade.

Além disso, pode denotar que há algo oculto e que precisa ser revisto no que diz respeito ao lado mais masculino do seu ser.

13 – Sonhar com mariposa preta ou marrom

A cor preta está ligada ao mistério, à morte, ao que está oculto e à seriedade.

Esta cor remete ao que é sério, sóbrio e refinado.

Portanto, sonhar com mariposa preta pode significar que você tem que resolver questões relacionadas à estes aspectos.

Já a cor marrom tem relação com a terra, com a estabilidade e com a estrutura.

Portanto, sonhar com mariposa marrom pode significar que você está com problemas em suas estruturas, precisando lidar com a questão para voltar a ter a sensação de estabilidade.

14 – Sonhar com mariposa amarela

A cor amarela evoca a alegria, a vida, o brilho e a visibilidade.

Então, sonhar com mariposa amarela pode significar que existem questões não resolvidas com relação à estes aspectos.

15 – Sonhar com mariposa branca

A cor branca representa a pureza, a harmonia e a comunhão entre todos os aspectos de um ser.

Pois o branco é a presença de todas as cores, é a reunião de todo o potencial da Luz.

Portanto, sonhar com uma mariposa branca pode significar que você precisa transmutar o que já não lhe serve em algo que lhe falta, promovendo uma reunião de todos os seus potenciais interiores.

16 – Sonhar com mariposa laranja

O laranja está intimamente ligado à alegria e entusiasmo.

Assim, a mariposa laranja pode significar que você precisa rever e trabalhar alguns aspectos do seu ser que estejam bloqueando esta energia tão bela e necessária para seu sucesso.

17 – Sonhar com mariposa verde

O verde represente a natureza, o fresco e a está ligada à sensação de segurança.

Sonhar com mariposa verde pode significar que existem questões que precisam ser desveladas e transmutadas na sua relação com a natureza e na sua própria relação com a necessidade de estar segura durante a vida.

18 – Sonhar com mariposa vermelha

A cor vermelha pode ser encontrada no nosso sangue, remetendo ao que é necessário para a nossa vitalidade.

Ela tem forte ligação com a sedução, guerra e paixão.

Portanto, sonhar com mariposa vermelha pode significar que você precisa lidar melhor com esta energia em sua vida.

19 – O significado espiritual de sonhar com mariposas de todas as cores

Além disso, preste atenção nos diversos aspectos das mariposas e, caso elas sejam muito escuras, elas podem simbolizar os aspectos mais negativos ligados à transformação.

Conforme os tons forem se tornando mais claros, maiores serão as chances dessas mariposas estarem simbolizando aspectos positivos dentro da simbologia e significado espiritual das mariposas.

Categories: Simbolismo