Mariposa: Significado Espiritual e Seu Incrível Simbolismo

A mariposa é um inseto fascinante, tendo um significado espiritual profundo e repleto de lições. Por isso, o simbolismo da mariposa desperta a curiosidade de muita gente. Você já sonhou com mariposas? Tem visto muitas delas constantemente? Se sim, saiba que elas podem estar tentando te dizer alguma coisa, carregando com elas mensagens muito importantes e especiais para você! Neste artigo falaremos sobre o simbolismo da mariposa e sobre o significado espiritual que elas possuem.

Alguns fatos sobre as mariposas

As mariposas são insetos muito confundidos com as borboletas, mas existem ligeiras diferenças. As mariposas têm hábitos noturnos, são atraídas pela luz e suas antenas são diferentes conforme a espécie. Já as borboletas têm hábitos diurnos e as antenas costumam ser finas, tendo uma espécie de esfera na ponta.

Além disso, as borboletas tendem a ter cores vivas e variadas, enquanto as mariposas apresentam tons mais pardos e escuros. Outra diferença se dá no pouso delas, as mariposas pousam e deixam suas asas abertas, enquanto as borboletas posicionam suas asas na vertical.

Semelhante às borboletas, as larvas da mariposa entram no estado de pupa e se desenvolvem até a fase adulta, na qual saem do casulo com asas. Algumas lagartas de mariposa chegam a fazer buracos no solo, ficando neles até passarem pela sua metamorfose e se tornarem mariposas adultas.

O simbolismo da mariposa – Morte e Transformação

Como podemos ver, a mariposa passa por grandes modificações físicas desde seu nascimento até a fase adulta. E para que ela possa renascer como uma linda mariposa depois de todas essas mudanças, parte dela precisa se recolher em si mesma. Assim, ela ficará enclausurada para se desenvolver e se transformar em algo melhor.

Após se fechar em seu casulo, acontece um encontro com sua verdadeira essência, recursos e potencialidades. Isso faz com que ela se transforme em uma versão melhor de si mesma. Com isso, após se tornar uma mariposa completa – sendo independente e capaz de voar – ela rompe o casulo e deixa para trás as limitações da sua natureza inferior.

Leia também:  Triângulo - Significado Espiritual e Simbolismo - Aprenda agora!

A simbologia da mariposa aplicada à realidade espiritual

Neste aspecto a mariposa nos remete ao processo de transformação que a morte proporciona. Não somente a morte física, mas também a morte de uma ideia ou de uma situação.

Se analisarmos o fenômeno da vida, todo ser vivo nasce, se desenvolve e morre, abandonando sua casca corpórea. Se não levássemos em conta a natureza espiritual dos seres vivos e analisássemos somente a parte física, pareceria que este processo é sem propósito, sendo finalizado no desencarne do corpo físico.

No entanto, a essência espiritual que animou esse organismo passou pelas diversas fases de desenvolvimento e evolução dentro dessa experiência encarnatória. Com isso, esse espírito terminou a breve experiência de encarnação na matéria.

Por fim, ele abandonou seu casulo velho e que não mais tem utilidade para logo em sequência despertar para o mundo espiritual. No fim, isso acaba gerando uma versão melhor de si mesmo.

Saiba Mais: conheça nosso e-book de desenvolvimento espiritual

Mariposa, significado espiritual e a busca pela Luz

Continuando com o significado espiritual e simbolismo da mariposa, após a metamorfose da lagarta em mariposa, ela já se transformou em um ser completamente diferente, podendo voar e tendo bastante liberdade. Porém, a mariposa ainda não é totalmente livre. Afinal, em termos simbólicos ela ainda precisa de Luz, não sendo totalmente perfeita mesmo estando fisicamente completa..

E aí entramos em algo interessante: frequentemente as mariposas mostram o comportamento de voar em círculos ao redor de fontes luminosas, certo? Principalmente aquelas luzes artificiais, não é mesmo?

Mergulho Interior

Isso se dá porque as mariposas utilizam uma técnica de navegação chamada de orientação transversal. Dessa maneira, elas utilizam a luz da lua, por exemplo, para se manter voando em linha reta.

Aqui entra o simbolismo da busca pela luz, onde o espírito recém desencarnado se encontra ligeiramente mais desenvolvido e evoluído. No entanto, este mesmo espírito ainda não se encontra perfeito.

Com isso, ele ainda não vive em um mundo repleto de Luz, encontrando-se em um cenário sombrio. Vendo-se diante dessa situação, ele busca incessantemente qualquer ponto luminoso que possa encontrar para orientar sua caminhada rumo ao ser verdadeiro lar.

Leia também:  Sonhar com a mesma pessoa todas as noites: O que significa? Pode ser espiritual?

Nesse processo, as mariposas se guiam constantemente por luzes artificiais e acabam encostando na fonte de luz, morrendo queimadas. Aqui vemos que, simbolicamente, o único modo de alcançar o estado pleno da Iluminação é morrendo em sua inferioridade, pois ela não é compatível com a verdadeira Luz.

Assim sendo, o espírito desencarnado se guia pelos focos de luz que enxerga, esperando encontrar um caminho rumo à perfeição espiritual. Com isso, ele é guiado a uma nova encarnação, renascendo e passando novamente por todo o processo de nascimento, desenvolvimento e morte.

Esse processo se repete até que o espírito consiga se lapidar, deixando de ser grosseiro e estando compatível com a vida nos Reinos de Luz. Para isso acontecer mais rapidamente, é preciso desenvolver-se espiritualmente.

Quais lições podemos aprender com as mariposas?

A lição espiritual da transformação

De uma maneira simbólica, podemos aplicar o ensinamento e significado espiritual das mariposas em todos os aspectos da nossa vida. Afinal, tudo que é vivo segue esse padrão de nascimento, desenvolvimento e morte, inclusive as idéias e situações.

Essa morte, é só o fim de um ciclo, o momento em que um determinado casulo, corpo ou limitação não é mais necessário. Neste vídeo vemos o processo de transformação da mariposa:

Você já se perguntou quantas transformações você sofreu nessa vida? Com certeza você já passou por muitas e em todas elas, você certamente perpassou por todas as etapas da fórmula da mariposa.

Talvez você tenha enfrentado determinado problema ou situação e, após se dar conta dela, ficou um pouco abatida. Sempre se voltando para si mesma e refletindo sobre a questão. Mas tudo mudou, não é mesmo?

Depois de algum tempo, é possível que você tenha reunido as forças dentro de si mesma que você nem sabia que tinha. A ponto de até mesmo conseguir romper o “casulo” desse problema, saindo dele mais forte e vitoriosa! Faça um exercício de introspecção e tente identificar essas situações em sua vida, com certeza você irá se surpreender e se auto desenvolver.

A mariposa e a lição da cautela

Outra lição que podemos tirar com base no comportamento da mariposa é o controle de paixões e a moderação nas ações. A mariposa pode buscar a luz de uma maneira pouco moderada, a ponto de se iludir com algo artificial e se queimar quando as encontra.

Leia também:  Cupim: Significado espiritual e simbólico. Conheça agora!

Por isso, lembre-se do mito de Ícaro, que construiu asas de cera para tentar chegar ao sol e conforme foi se aproximando, a cera das asas derreteu, fazendo-o cair no mar e se afogar. Nesse aspecto, a mariposa pode simbolizar a busca desenfreada por “luzes artificiais”, ou seja, a busca ilusória pela artificial luz das falsas paixões.

Quantas vezes você buscou algo na sua vida e quando encontrou percebeu que essa coisa não era bem o que você esperava? O significado espiritual da mariposa nos mostra a importância de evitar as ilusões, evitando cometer atos impensados na busca por “falsas luzes”.

Para evitar esse problema, lembre-se do simbolismo da mariposa e se volte para si mesma, buscando contato com sua verdadeira realidade interna. Assim você será capaz de perceber as diferenças entre a Luz que está alinhada com sua natureza espiritual, evitando perseguir ilusões que só vão te machucar no fim de tudo.

Saiba mais: encontre sua verdadeira realidade interna e desabroche a flor da sua alma

As mariposas e os sonhos

Sempre que você sonhar com mariposas, analise todo o contexto do sonho e veja se consegue ligar esses conceitos da transformação, morte, ilusão e impulsividade. Veja se o sonho te mostra uma situação que causa sofrimento, pois estes casos podem ser um chamado para que você mude aquela situação.

Caso você esteja passando por momentos difíceis e veja alguma mariposa pousar por perto, compreenda que este pode ser um chamado à mudança. Lembre-se que nem sempre mudanças são fáceis e muitas vezes são dolorosas. No entanto, elas podem nos conduzir a versões melhores de nós mesmos. Por isso, talvez seja a hora de você decidir mudar as coisas para melhor.

Além disso, preste atenção nos diversos aspectos das mariposas e, caso elas sejam muito escuras, elas podem simbolizar os aspectos mais negativos ligados à transformação. Conforme os tons forem se tornando mais claros, maiores serão as chances dessas mariposas estarem simbolizando aspectos positivos dentro da simbologia e significado espiritual das mariposas.


Gostou do artigo? Então COMPARTILHE!!


Mergulho Interior