Quando o estresse e as dificuldades da vida vão se acumulando e nos pressionando muito, é normal que busquemos soluções para este estado de angústia e sofrimento nas orações e/ou no desenvolvimento do próprio eu. Nestas situações, a oração para acalmar será sua aliada, reduzindo sua ansiedade e te ajudando a reencontrar a tranquilidade e a serenidade que você tanto precisa no seu dia a dia.

A oração para acalmar o coração funciona?

Oração para acalmar

Toda oração, quando bem feita e utilizada da forma correta, apresenta resultados significativos. As orações tem uma efetividade ainda maior quando os resultados que desejamos são relacionados com nossas próprias ações, pensamentos e emoções.

Mas sua eficácia não se limita somente à nossa esfera pessoal, sendo funcional para lidarmos com os diversos desafios da vida. Porém para que você entenda melhor como este tipo de oração pode te ajudar, vamos analisar o funcionamento de prece.

A oração é um ritual simples e poderoso que permite uma elevação espiritual de quem ora, harmonizando seus corpos físico, mental e emocional com os domínios mais sutis do seu ser.

Assim, ao fazer uma oração, você será capaz de comungar com uma fonte de consciência superior, se acalmando e se livrando de toda a ansiedade em momentos de tensão.

Portanto, durante a oração, a sua consciência entra em sintonia com uma fonte espiritual, emitindo e recebendo vibrações dessa fonte. O resultado dessa sintonia é o reequilíbrio do seu corpo, mente e emoções.

Além disso, a oração também movimenta energias espirituais que atuarão para cumprir o intento que motivou a prece, criando uma atmosfera espiritual propícia à realização do seu desejo.

A emoção é o fator predominante que vai estipular o grau de eficácia de uma prece. Afinal, é a emoção direcionada que possibilita a momentânea elevação da consciência, gerando uma breve ruptura com o mundo material e permitindo que seja criada a ligação espiritual desejada da oração.

É desta elevação que vem a sensação de paz que os praticantes sentem ao realizar uma oração. Portanto, sempre que você for realizar uma oração,
se entregue de coração, se emocionando o máximo possível.

Tipos de oração para acalmar

oração para acalmar

Agora que você sabe como funcionam as orações e como elas devem ser feitas para assegurar sua eficácia, verifique os incríveis modelos de oração para acalmar e aliviar a ansiedade que estamos disponibilizando para você.

Mas antes de iniciar sua oração, vamos analisar em detalhes como ela deve ser realizada para que a oração seja totalmente funcional, acalmando seu coração e aliviando sua ansiedade. Portanto, siga as seguintes instruções:

Dicas para a hora de fazer a oração para acalmar

  1. Escolha um lugar calmo e tranquilo para que você possa orar (Pode ser seu quarto)
  2. Certifique-se de que ninguém irá lhe interromper no momento da oração.
  3. Desligue o celular ou coloque ele no silencioso
  4. Assume a sua posição preferida para orar, alguns preferem ajoelhar e outros preferem se sentar. Você decide.
  5. Feche os olhos e comece a respirar tranquila e calmamente.
  6. Inspire profunda e lentamente pelo nariz, expirando da mesma forma até se sentir calmo e relaxado.
  7. Quando se sentir calmo e relaxado, com grande fé e emoção, proclame as seguintes palavras da oração desejada:

Oração para acalmar a mente e o coração

“Amado Deus, purifique a minha mente das coisas que me afastam da tua comunhão,
Que meus olhos consigam enxergar Tua Luz em todas as coisas e situações,
Que minha boca só consiga expressar palavras boas e produtivas,
Que minha alma  expresse cada dia mais a Tua Beleza,
Que minhas mãos só realizem ações produtivas e dignas do Teu amor,
Que a melancolia e o ódio se afastem de mim,
Pois onde há Tua Luz nada obscuro consegue estar,
Que Teu Amor se infunda em meu coração,
Que Tua paz esteja comigo a cada momento dos meus dias,
Que a serenidade dos sábios e justos esteja em meu coração,
Sabendo que o Senhor nunca falta comigo,
Encerro esta oração com a certeza de que estarei acompanhado e protegido em cada passo que eu der.
Assim seja!”

Você pode ouvir esta oração no player abaixo ou fazer download do áudio clicando aqui:

Oração para acalmar e aliviar a ansiedade e a depressão

A seguinte oração é uma prece muito boa para quem está em momentos de ansiedade e depressão, precisando se acalmar. Ela é focada em desfazer os laços espirituais negativos que nos levam até a ansiedade, depressão e o nervosismo.

Além disso, esta oração também é ótima para aliviar sintomas de sofrimento e excitação dos nervos por situações como coração partido, estresse no trabalho, injustiças sofridas e muitas outras. Portanto, seguindo as orientações dadas anteriormente, proclame as seguintes palavras:

“Senhor meu Deus,
Que Tua Luz, que desfaz todas as trevas, me toque neste momento.
Que Teu Amor, que envolve todas as criaturas viventes, me alimente neste momento.
Que Tua Vida, que através do seu sopro me possibilitou a existência, me reanime neste momento.
Ó meu Amado Senhor,
Remova de mim todas as trevas que assolam meu coração.
Infunda em mim todo o Amor, Luz, Beleza e Paz que só Tua Presença pode causar.
Habita em meu lar, em minha mente e em meu coração, Ó Amado Senhor.
Que tua presença me cause Paz e conforte meu coração,
Confiando em Seu Amor e Misericórdia,
Sei que já não estou no meio das trevas,
Mas sim na presença do Senhor.
Que assim seja!”

Você pode ouvir esta oração para acalmar no player abaixo ou fazer download do áudio clicando aqui:

Oração para acalmar filho agitado

Esta prece é para quem sofre com ansiedade e o excesso de energia dos filhos, principalmente quando isto começa a prejudicar a qualidade de vida das crianças e dos pais. Esta oração serve para acalmar seu filho agitado e colocá-lo em um estado de maior tranquilidade e serenidade.

“Todo Poderoso Deus,
Que a serenidade que emana da Sua Essência desça sobre meu filho neste momento,
Que Teu Amor envolva meu amado filho, acalmando seu coração e lhe trazendo paz e harmonia,
Que Sua Infinita Sabedoria me toque, ajudando-me a orientar esta criança da melhor forma possível,
Que Tua Vida fortaleça a saúde de meu filho e o faça livre da ansiedade,
Remova de meu filho toda agitação desnecessária,
Fortaleça sua paz de espírito e sua conexão com o Divino,
Em nome da Sua Autoridade, que meu filho fique livre de todo o mal, sofrimento e inquietação!
Que assim seja!

Oração para acalmar uma pessoa de forma urgente

Em alguns casos, pode ser necessário que você tenha que acalmar uma pessoa de maneira rápida e urgente, como no caso de você precisar acalmar seu marido ou sua esposa em uma briga.

Por isso, nós colocamos agora um outro modelo de oração que deve ser utilizado em casos de extrema urgência, onde existe realmente uma grande necessidade de acalmar outra pessoa.

“Misericordioso Deus,
Com sua infinita misericórdia, acalme a “nome da pessoa”,
Que Sua Compreensão desça até esta pessoa e a faça perceber que o nervosismo não é benéfico,
Que Seu Amor desça até mim e me dê forças para suportar esta situação,
Que Sua Força destrua todas as trevas que estejam causando esta situação,
Que Sua Severidade não permita que o mal continue a dominar a “nome da pessoa”,
Que Sua Luz ilumine essa pessoa, removendo-lhe a ignorância,
Faça essa pessoa perceber a saída para seu estado de agitação,
Que Tua Vida fortaleça a saúde mental de “nome da pessoa” e a livre da ira, do nervosismo e da ansiedade.
Em nome de todo o Seu Poder, meu amado Deus, declaro que esta situação se resolve agora,
Declaro em nome do Criador, que todo o nervosismo cai por terra agora!
Que a Paz reine nesta casa,
Assim seja!”

O que torna uma oração efetiva?

Como dito anteriormente, uma oração só é efetiva se for feita com base na emoção. A mencionada fé que ouvimos falar é justamente esse estado de emoção, comunhão e sintonia com a força divina, não havendo espaço para dúvidas sobre a realização do pedido.

Para atingir este estado de fé, antes de mais nada, se faz necessário que você dirija sua prece à entidade que mais tocar o seu coração. O quanto mais você focalizar sua atenção na prece com fé, maior será o poder dela em te acalmar e gerar todos os resultados que você espera atingir.

O respeito e humildade demonstrados na hora de efetuar o ritual da prececomo tomar todos os cuidados para não ser interrompido, lavar as mãos e manter um breve controle da respiração, fazem parte da fórmula que permitirá que seu corpo, mente e coração estejam em total receptividade com as energias divinas, aliviando sua ansiedade e permitindo maior serenidade.

Além de propiciar um contato com o Divino, a oração permite que você se sintonize com um estado de consciência de paz e tranquilidade que irá, com toda certeza, auxiliar nas suas decisões e na sua postura perante as dificuldades e nos momentos difíceis da vida.

Às vezes o que nos falta na vida é simplesmente nos desligarmos um pouco dos problemas, recorrendo às nossas capacidades internas. Essa atitude, por si só, já serve para acalmar e aliviar nossas dores, ansiedade e sofrimento.

Outras dicas para se acalmar em momentos de tensão

Além das orações, uma outra forma de se acalmar, aliviar a ansiedade e se tornar cada vez mais resistente aos impulsos emocionais é a prática da autoconsciência através da meditação.

A meditação é uma prática extremamente interessante para todas as pessoas que buscam obter um maior controle sob si próprias, sendo muito fácil de ser realizada.

Se você não sabe como utilizar a meditação para se acalmar, vamos te ensinar agora!

Encare a capacidade de controlar as próprias emoções como um músculo. Quanto mais você treinar este músculo, mais forte ele será. Assim, cada vez mais ele estará apto para executar a função dele, tornando você capaz de se acalmar e evitar a ansiedade em momentos de grande tensão.

A meditação entra na categoria de treinamento deste “músculo mental”, pois permite a você um treinamento efetivo de fortalecimento da própria capacidade de concentração, aumentando sua energia espiritual e domínio sobre as suas próprias emoções.

Mas qual a importância de desenvolver este “músculo” para a serenidade e calma interior? 

Você já deve ter percebido que em momentos de grande nervosismo, tensão, raiva ou ódio, a sua capacidade de analisar a situação fica comprometida.

Assim, quando a sua capacidade de raciocinar friamente está comprometida, você dificilmente conseguirá se acalmar e mudar os rumos da situação para evitar problemas maiores.

Para fortalecer a sua capacidade de controle e domínio sobre as suas emoções, efetue a seguinte prática diariamente:

  • Se dirija um local e certifique-se que ninguém vá te interromper. (Pode ser o seu quarto)
  • Sente-se com a coluna ereta e com os pés bem apoiados no chão.
  • Inspire profunda e lentamente e expire da mesma forma.
  • Feche os olhos e comece a prestar atenção na sua respiração.
  • Tente perceber o ar que entra em suas narinas e vai até os seus pulmões
  • Visualize este ar circulando, observando a maneira como o seu corpo reage à entrada do ar.
  • Após se sentir bem relaxado, pense em uma situação onde você se sentiu ansioso.
  • Tente visualizar as sensações que você sentiu quando estava nesse estado de ansiedade.
  • Perceba as diversas formas de como o seu corpo reagiu à ansiedade e ao nervosismo.
  • Tente perceber quais razões te fizeram sair do sério, pensando em como você poderia ter agido para não perder o controle.
  • Após refletir bastante sobre as causas desta ansiedade e sobre as formas que você poderia ter agido para controlar este estado, comece a visualizar uma energia azul envolvendo o seu corpo.
  • Sinta essa energia trazendo a calma e a paz que você precisa nas horas de nervosismo.
  • Esta energia é capaz de te trazer todo o estado de calma frente às situações estressantes.
  • Agora afirme para si mesmo mentalmente que toda vez que você se sentir ansioso, esta energia irá te acalmar, trazendo a paz e tranquilidade que você precisa para se controlar.
  • Ao sentir que a prática já foi realizada por tempo suficiente, abra os olhos e siga com seu dia normalmente.

Esta prática traz a tona um processo de autoanálise bem profundo, além de servir como âncora para um estado de calma e paz anterior.

Se você está sofrendo, é bastante importante que recorra à este exercício, pois ele irá lhe auxiliar em muitos aspectos. Esse exercício funciona de forma semelhante à uma oração, harmonizando seu Ser com o que há de mais elevado na espiritualidade.

Categories: Oração