Momentos difíceis – Como tirar proveito deles e melhorar de vida?

A vida humana é marcada pela eterna alternância entre momentos difíceis e momentos felizes, sendo que em um dia tudo parece ocorrer bem e no outro tudo vai de mal a pior. Essa variação entre momentos de alegria e sofrimento é extremamente natural e faz parte da natureza da vida na matéria.

O problema começa quando encaramos momentos difíceis que parecem durar muito, quando os dias passam e as coisas continuam a dar errado, de modo que a situação chega ao ponto de nos abalar profundamente, fazendo-nos pensar que não há mais esperanças.

Não desanime perante os momentos difíceis

momentos difíceis

Em momentos como estes, fica difícil termos fé de que aquela má fase irá passar. Porém, mesmo que você não acredite que essa fase irá passar, é exatamente isso que irá acontecer.

A única certeza na vida é a mudança e isso vale tanto para os momentos bons quanto para os piores momentos da sua vida. Ao nos depararmos com essa realidade, percebemos a importância de viver um dia de cada vez.

As fases difíceis na nossa vida não acontecem pelo simples acaso e quase sempre são tudo o que nós precisamos para darmos mais um passo rumo à uma melhor versão de nós mesmos. Alguma parte em você precisa morrer para que uma parte melhor consiga nascer. Nesse ponto, você pode dar uma olhada no simbolismo da mariposa e verificar como essa situação é verdadeira.

O universo parece saber exatamente do que precisamos para evoluir e nos dá exatamente o que é necessário para que continuemos a marchar rumo à essa evolução. Podemos entender isso de uma maneira mais interessante quando analisamos a forma como o aço é produzido.

Leia também:  Viver um dia de cada vez: o caminho da paz interior

Para que o ferro possa virar aço, ele precisa ser submetido à temperaturas infernais. Enquanto ele arde nestas temperaturas absurdas, o ferreiro adiciona carbono e com isso o ferro se torna aço. Então, se o ferro tivesse consciência do sofrimento que acontece com ele, com certeza pensaria que a vida é ruim ou que Deus o odeia.

Porém, a experiência infernal que ele está passando nada tem nada a ver com ódio ou punição, é apenas a evolução acontecendo. Essa é a beleza da natureza, ela não é boa nem má, ela é exatamente o que deveria ser. Portanto, mesmo nos piores momentos de sua vida, suporte! Pois tudo está como deveria estar.

Como lidar com os momentos difíceis

Você é um ser humano cheio de virtudes e ao mesmo tempo é uma criatura cheia de falhas. Você tem defeitos em si mesmo que você nem mesmo sabe que existem. Os momentos difíceis trazem estes defeitos e vulnerabilidades à tona, colocando-os frente a frente com você, de modo que você não possa ignorá-los mais.

Esses momentos difíceis são oportunidades de crescimento, justamente por serem um modo do universo te “aquecer a temperaturas emocionais absurdas” para que você possa se tornar consciente do interior da sua alma. Assim, você poderá realizar uma alquimia interior e desenvolver sua espiritualidade, transformando sua versão bruta em uma versão mais polida e evoluída de si mesma.

Quanto mais você reclamar dos momentos difíceis e decidir ignorar o que te levou até eles, maior será a duração desses períodos, pois o universo é implacável neste sentido. Ele quer o seu melhor e irá conseguir uma versão melhor do seu Ser, pelo amor ou pela dor.

Leia também:  Viver um dia de cada vez: o caminho da paz interior

Para que os momentos difíceis acabem mais rápido, é necessário que você não se foque nos problemas e sim na solução, buscando maneiras de evoluir seu lado espiritual e aprender com esta situação. Quando você não ignora as ações do universo, tudo fica mais fácil para que você possa aprender as lições que você precisa aprender.

A evolução e a alquimia interior causadas pelos momentos difíceis

Vamos exemplificar como um momento difícil pode mudar uma pessoa para melhor:

Pessoas mesquinhas podem ter problemas financeiros gravíssimos para que elas passem a reavaliar o modo como lidam com o dinheiro. Se a pessoa é muito apegada ao dinheiro, ela poderá sofrer absurdamente quando perdê-lo. Mas se ela entender que a raiz desse sofrimento é a profunda ligação emocional com o dinheiro e trabalhar para corrigir este vício, tudo começa a melhorar e ela volta a prosperar.

Se uma pessoa tem muito medo de assumir responsabilidades, é possível que a vida coloque uma enorme responsabilidade inesperada nas costas desta pessoa, de modo que ela não possa mais fugir desta fraqueza, fazendo ela aprender a confiar mais em si mesma e aprender a lidar com as responsabilidades.

Um momento de sofrimento é capaz de ser uma ótima oportunidade de evolução. Ao invés de se apegar na dor, se apegue em aprender com ela. Assim, você verá mudanças fantásticas na sua vida.

Não adianta temer as dificuldades e muito menos se revoltar quando elas aparecem, utilize as pedras no seu caminho para construir partes suas que precisam ser construídas. Pense na seguinte frase: “Tudo o que mais temo é o que mais me acontece”.

Observe os sinais que a vida lhe dá, se um tipo de sofrimento é recorrente, é bem possível que ele seja um sinal de que existe algo que você precisa lidar de frente, sem fugir. Portanto, confie sempre em si mesmo e diante dos momentos difíceis da vida, construa uma melhor versão de si mesmo.

Leia também:  Viver um dia de cada vez: o caminho da paz interior

Gostou do artigo? Então COMPARTILHE!!


Relacionamento na prática


RECOMENDADO PARA VOCÊ: