Cupim: Significado espiritual e simbólico

Muitas pessoas sofrem com a presença de cupins em suas casas, vendo estes pequenos insetos causarem uma verdadeira destruição em móveis e estruturas feitas de madeira. Porém, a presença de cupins pode sinalizar diversos fatos sobre a realidade espiritual do ambiente onde eles aparecem. Por isso, conhecer o significado espiritual do cupim é de suma importância. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo!

O que são os Cupins?

Cupim Significado espiritual e simbólico
Fonte: Wikipédia

Cupins são insetos decompositores que se alimentam de material celulósico (celulose), consumindo materiais como livros, vegetais, roupas e madeira (que é composta por cerca de 50% de celulose).

Através do seu trabalho de decomposição, eles exercem uma função extremamente benéfica para a natureza, aerando o solo e devolvendo nutrientes ao mesmo. Já para os seres humanos, sua presença pode representar enormes prejuízos e perigos.

Eles são insetos lucífugos, ou seja, eles fogem da luz, evitando aparecer e permanecer em locais iluminados. Assim, cupins são insetos que procuram se movimentar em galerias criadas por eles próprios dentro da madeira que vão consumir, consumindo esse material por dentro.

Qual a relação entre cupim e a atmosfera espiritual de um ambiente?

Cupim Significado espiritual e simbólico

Tudo neste mundo está interligado por vias espirituais e todos os ambientes sofrem com a influência espiritual dos humanos e demais consciências que ali habitam ou frequentam.

Assim, as influências espirituais podem se acumular no ambiente e através dos mecanismos de sintonia, atração e ligação espiritual, outras energias e até mesmo insetos podem ser atraídos para o ambiente.

Desta forma, um ambiente pode estar tão impregnando com alguns tipos de energia espiritual que acabam atraindo insetos, ratos, espíritos obsessores e até pessoas e situações que se sintonizam com esta faixa vibratória ou espiritual.

Portanto, quando uma casa está infestada de baratas, ratos, formigas, cupins ou qualquer outro tipo de organismo vivo, isso pode ser um sinal de que sua casa provê tanto as condições materiais quanto as condições espirituais necessárias para estes seres vivos prosperarem.

Além disso, a presença de sujeira e acúmulo de lixo pode ser um forte indicador da presença de espíritos obsessores que gostam de sujeira. Porque sujeira e lixo são ótimas fontes de alimento para uma grande variedade de animais e insetos.

Leia também:  Como fazer uma limpeza psíquica antes de dormir

Obviamente, uma casa só terá cupim se ali houver madeira para ele consumir, mas existe uma dimensão oculta e espiritual que também atrai e mantém a presença destes insetos no ambiente.

Por isso, é importante que se você estiver com problemas com cupins, procure entender o significado espiritual destas criaturas. Falaremos sobre este significado logo a seguir, além de explicaremos toda a simbologia da presença de cupins em tetos e no chão.

Afinal, qual o significado espiritual do cupim?

Cupim Significado espiritual e simbólico

À primeira vista, o cupim passa a ideia de um inseto invasor. Afinal, do ponto de vista do morador da casa, os insetos indesejáveis são invasores. Assim, quem tem esse tipo de concepção pode especular que a presença de cupins pode ter um significado espiritual ligado à invasão.

Essa invasão seria relacionada tanto à energias negativas que estejam adentrando à esfera psíquica ou espiritual da casa e de seus habitantes, mas também pode estar relacionada à algum tipo de sentimento de invasão emocional das pessoas.

Porém, existe outro significado espiritual para a presença de cupins. Como falamos no início deste artigo, cupins são insetos decompositores que se alimentam de celulose, promovendo uma espécie de “reciclagem” da madeira e demais materiais ao devolvê-los ao solo para servirem como nutrientes e promovendo a aeração do solo.

Assim, a presença de cupins em uma casa possui um significado espiritual que está relacionado com a necessidade de reciclagem de certas energias que se encontram estagnadas, exigindo que sejam decompostas e reutilizadas para novos propósitos.

Portanto, a presença de cupins pode significar que o ambiente infestado por eles se encontra cheio de energias negativas que já não são mais necessárias para os habitantes e para o ambiente, exigindo a manifestação e atuação de forças decompositoras da natureza. Esse mesmo significado espiritual serve para o ato de sonhar com cupim.

Despertar Mediúnico

Portanto, os cupins estão ao mesmo tempo destruindo material físico (madeira) e material espiritual (energias negativas). Assim, eles atuam com o mesmo mecanismo das forças decompositoras que atuam sobre os cadáveres, devolvendo nutrientes ao solo e promovendo uma certa purificação daquele material em desuso (cadáver).

Leia também:  Como atrair energia positiva para sua vida? Aprenda agora!

Além disso, como falamos no início do artigo, os cupins são insetos lucífugos, ou seja, eles procuram evitar aparecer sobre a presença da luz como mecanismo de autopreservação. Então, do ponto de vista espiritual, uma casa infestada de cupins é uma casa repleta de escuridão espiritual e sem uma presença suficiente de espíritos de luz.

Assim, devemos compreender que estes insetos, apesar de trazerem prejuízos materiais e até risco de desabamentos e demais perigos, possuem uma função em razão da própria natureza em si, não sendo maus nem bons, eles apenas são o que eles foram criados para serem.

Então, podemos afirmar que o significado espiritual do cupim é o de ser uma força decompositora que consegue consumir energias negativas e dar uma nova utilização à elas, permitindo que sejam utilizadas para algum tipo de propósito mais ativo e útil à criação.

Significado espiritual da presença de cupins no teto

O teto nos provê proteção contra os elementos da natureza, possuindo uma conexão simbólica muito forte para com o nosso próprio senso de proteção. Assim, a presença de insetos no teto pode ter um significado espiritual que denota a invasão de forças e energias negativas que tentam ultrapassar nossas proteções e até mesmo destruí-las (decompô-las).

Além disso, a presença de cupim no teto da sua casa tem um significado ligado à sua própria sensação de que suas proteções emocionais estão sendo destruídas (decompostas) e invadidas por seres lucífugos (avessos à presença da luz). Portanto, a presença destes insetos é muito significativa e não deve ser ignorada tanto do ponto de vista material quanto do ponto de vista espiritual.

Significado espiritual da presença de cupim em no chão

Alguns cupins podem infestar o chão e as fundações das casas, podendo causar verdadeiros desastres ao desestabilizar toda a estrutura das casas. Assim, até mesmo desabamentos podem ocorrer por causa da ação destes insetos decompositores de madeira.

Portanto, podemos chegar a conclusão que a presença de cupins no chão de casas tem um significado espiritual ligado à invasão de forças negativas que buscam desestruturar e decompor as bases e as estruturas da casa e dos habitantes do local infestado.

Leia também:  Como falar com espíritos de Luz - Descubra agora!

Afinal, o chão de uma casa é o solo onde os habitantes pisam e se sentem seguros (firmes e estruturados), servindo tanto para servir como estrutura dos habitantes como para servir como estrutura da casa e da família em si.

Portanto, fica evidente que o significado espiritual do cupim infestando o chão de uma casa está intimamente relacionado à noção de forças atuando contra a estrutura familiar ou individual dos habitantes.

Infestação de cupins em casa, o que fazer?

infestação de cupim, o que fazer?

Se você sofre com a infestação de cupins em sua residência, é necessário que você atue em duas frentes nesta batalha contra esses insetos e forças decompositoras. A primeira frente de batalha é a material, portanto, procure um serviço de dedetização especializado e evite utilizar madeiras propícias para a alimentação dos cupins.

A segunda linha de batalha é a energética e espiritual, sendo de extrema necessidade que você faça uma limpeza para afastar energias negativas de seu ambiente. Pois de nada adiantará fazer uma dedetização se as condições espirituais ainda forem propícia para a ação deste tipo de força natural decompositora.

Além disso, após realizar uma limpeza espiritual no ambiente, você precisa estar atento ao que falamos no início do artigo sobre a influência espiritual que os habitantes exercem em suas casas. Portanto, procure fazer uma limpeza psíquica em você, fazendo uma limpeza dos seus chakras e procurando desenvolver sua espiritualidade.

Agindo dessa forma, você deixará de causar acúmulo de energia negativa em sua casa. Assim, a ação das energias decompositoras ou desagregadoras da natureza não será necessária em seu ambiente. Desta forma, você estará livre de muitos problemas.

Se você leu nosso artigo até aqui, você com certeza compreendeu a importância do significado espiritual do cupim para sua vida. Afinal, ao visualizar estas criaturas e estar atento ao seu significado, você poderá tomar providências físicas e espirituais para promover maior harmonia e bem-estar para você e sua família.


Gostou do artigo? Então COMPARTILHE!!


Despertar Mediúnico


Deixe uma resposta