Triângulo – Significado Espiritual e Simbolismo

A simbologia do triângulo e seu significado espiritual despertam a curiosidade de muitas pessoas e o uso do triângulo é generalizado, estando presente em bandeiras de países, símbolos de ordens iniciáticas, na letra grega Delta ( Δ ), logotipos de empresas etc.

Mas você sabe qual o real significado espiritual do triângulo? Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber para entender o simbolismo do triângulo!




Pistas sobre o significado simbólico do triângulo podem ser encontradas em praticamente todos os textos sagrados das grandes religiões. O simbolismo do triângulo está fundamentalmente expresso pelo simbolismo do número 3.

O simbolismo do triângulo e seu significando espiritual

triângulo - simbolismo espiritualComeçando pelo Cristianismo, pode-se observar a simbologia do triângulo expressa na santíssima trindade, que é composta pelo Deus Pai, Deus Filho e Espírito Santo. Na Santíssima Trindade o simbolismo do triângulo começa a ser desvendado:

Um Deus único que é ao mesmo tempo 3, ou seja, que é formado por 3 energias, sendo a terceira energia proveniente da interação entre as duas energias opostas iniciais. Já no hinduísmo a trindade pode ser observada, sendo composta por Brahma ( o criador ), Vishnu (O preservador) e Shiva ( o destruidor ).

Para que você não se sinta confuso com essas informações iniciais, vamos analisar um exemplo mais fácil, o fenômeno da concepção de um ser humano:





O Pai ( Macho, de polaridade positiva/ativa ) em interação com a Mãe ( Fêmea, de polaridade negativa/passiva) gera o Filho (resultado da interação sexual entre o pai e a mãe). Aqui já desvendamos a primeira chave da compreensão do simbolismo do triângulo: A manifestação!

Triângulo significado espiritual
Diagrama triangular da concepção de um ser humano

O triângulo simboliza a manifestação perfeita, um conceito muito interessante, que pode ser observado em todo lugar no mundo manifestado.

Duas forças de polaridades opostas (dualidade), interagindo entre si, formam uma terceira força criada por esta interação de opostos.

No diagrama ao lado podemos verificar que nas bases do triângulo estão o Pai e a Mãe, e a interação destes dois opostos vai gerar a terceira ponta do triângulo, que é o filho.

É interessante observar que estamos resumindo conceitos neste artigo, para que o mesmo não fique muito cansativo ao leitor e que se torne de fácil entendimento.

Para uma compreensão aprofundada acerca do simbolismo do triângulo, da lei da dualidade e dos demais simbolismos das outras formas geométricas e dos números,recomendamos que você faça leituras especializadas no assunto e existem diversas obras tratando do tema dentro da literatura mística.

Leia também:  Mariposa: Significado Espiritual e Seu Incrível Simbolismo
Triângulo significado espiritual
Diagrama triangular da manifestação da eletricidade

O mesmo fenômeno do significado espiritual e simbólico do triângulo pode ser observado na própria eletricidade que utilizamos diariamente.

 

Um átomo é formado por prótons e elétrons. A carga dos elétrons é negativa, e a dos prótons, positiva. Ou seja, cargas opostas ( Olha a dualidade aqui de novo! ) Estas cargas opostas, positiva e negativa, se atraem, causando o movimento dos elétrons (esse movimento é conhecido como eletricidade, ou seja, a manifestação de energia oriunda da interação entre os prótons e os elétrons).

Existem infinitos exemplos da aplicação do simbolismo do triângulo na nossa vida, faça um exercício mental de reflexão sobre isso e você  se dará conta de quão presente o triângulo é em nossas vidas.

A utilização do triângulo em práticas espirituais

 

Franz Bardon discorre sobre o simbolismo do triângulo em seu livro “Prática da Evocação Mágica”:

“Para ter a idéia correta do simbolismo que alguém deve , em alguma extensão, estar familiarizado com Cabala e deve ter um completo conhecimento do segredo do número três. Quanto mais ele souber sobre a analogia do número místico três, mais profundamente estará apto a penetrar no simbolismo do triângulo que desenha e mais facilmente será para um ser manifestar a sí próprio.
Nos levaria muito distante se fossemos lidar completamente, neste ponto, como número místico três e suas analogias. Eu posso somente dar umas poucas dicas as quais podem servir ao mago como princípios guias.
Acima de tudo, o triângulo é um diagrama do mundo tridimensional que conhecemos, i.e. o mundo mental, astral e físico.Cada poder que deva ser projetado no mundo físico deve correr através dos três planos mencionados acima.
O diagrama mostra-nos que o triângulo deve ser construído com sua ponta para cima e além disso indica que dois poderes projetam-se de um ponto no alto para a direita e esquerda e terminam em uma linha, fixando seus limites. 
Observando o diagrama destas duas linhas divergentes como um todo, mostra que os dois poderes universais, o Plus e o Minus, eletricidade e magnetismo, os quais são unidos pela linha abaixo.
Por isto o mundo causal manifesto é simbolizado, o qual, do ponto de vista astrológico, é equivalente a saturno, i.e. o número místico três. 
No mundo mental simboliza a força de vontade, intelecto e sentimento; no mundo astral simboliza poder, legalidade e vida; e no mundo físico simboliza,como já dito acima, o Plus, o Minus e o neutro.
 
O triângulo com sua conformidade é assim refletido em tudo e em cada plano,pois é o início de tudo que foi criado, a causa de tudo compreensível. O número místico três, i.e. o simbolismo do triangulo, representa como bem conhecido um papel muito importante em cada religião. “

 

Leia também:  Mariposa: Significado Espiritual e Seu Incrível Simbolismo

Agora que já existe uma clara compreensão do simbolismo do triângulo no mundo material, vamos adentrar um pouco mais na parte espiritual.




Em magia cerimonial, o triângulo mágico é muito utilizado em práticas de evocação mágica de entidades espirituais (espíritos, inteligências, anjos, demônios, etc) Independente do nome que se dê à essas entidades e até mesmo evitando entrar no mérito da natureza dessas práticas, é fato que o triângulo mágico é utilizado desde tempos bem remotos em práticas evocatórias.

A utilização do triângulo mágico se dá justamente pelo simbolismo do triângulo, que representa a manifestação. Se o mago deseja obter a manifestação de uma entidade espiritual no mundo manifestado ( “mundo material”), a utilização de um triângulo mágico pode facilitar na fixação da Vontade do mago e auxiliar no sucesso do procedimento.

Além disso, o triângulo também pode servir como a simbolização dos corpos mental, astral e físico do homem, bem como de seus mundos correspondentes.

estrela de davi significado espiritual
Estrela de Davi, dois triângulos sobrepostos.

Um ponto importante do simbolismo do triângulo é o direcionamento de sua terceira ponta. Na estrela de Davi podemos observar dois triângulos sobrepostos, um com a ponta virada pra cima e um com a ponta virada para baixo, formando uma espécie de equilíbrio (harmonia dos opostos).

O significado que se dá ao triângulo com a ponta para baixo pode simbolizar o espiritual e o triângulo com a ponta para cima a material.

Do encontro dos dois triângulos se obtém um resultado harmônico. Dai pode-se especular sobre muitos fenômenos, a reencarnação (a parte espiritual do homem se encontrando com o corpo material e gerando o ser humano), as ações espirituais descendo e encontrando o mundo material e mais uma infinidade de analogias e interpretações.

Quais benefícios podemos obter com o conhecimento do significado espiritual do triângulo?

Além das aplicações físicas e científicas óbvias que podemos observar que obedecem ao simbolismo do triângulo, como a Lei de Dalton e a eletricidade, o significado espiritual do triângulo pode ser de muita utilidade na nossa vida diária e na resolução de problemas.

Leia também:  Mariposa: Significado Espiritual e Seu Incrível Simbolismo

Se você sabe que duas energias de polaridades opostas causam a manifestação de uma terceira energia, você pode começar a controlar certas manifestações na sua vida. Se por exemplo, você sofre com o estresse ele pode ser desmantelado com o simbolismo do triângulo.

As grandes pressões da vida são uma das energias da base do triângulo, a sua incapacidade de lidar com essas pressões são a segunda energia oposta e contrária as pressões, gerando o efeito do estresse em você.

Se você quer eliminar o estresse você deve atuar para evitar as energias da base do triângulo, ou seja, diminuindo as pressões que você anda recebendo da vida e melhorando sua capacidade de lidar com elas. Assim o triângulo do estresse se transforma no triângulo da estabilidade emocional.




Em muitos casos, uma pessoa sofre muitas pressões na vida por querer abraçar o mundo, assumindo muitas responsabilidades e mordendo mais do que pode engolir. Evitando esse tipo de atitude você pode conseguir desfazer uma das pontas do triângulo que está causando o estresse.

Este foi só um exemplo de como podemos utilizar o simbolismo do triângulo em nossa vida diária. Você pode também utilizar este simbolismo em suas práticas espirituais, identificando as causas de um determinado fenômeno espiritual indesejável e trabalhando para destruir ou enfraquecer essas causas e assim desmantelar o fenômeno indesejável.

O mesmo se aplica para fenômenos espirituais desejáveis, se eu desejo serenidade, eu devo criar as bases do triângulo da serenidade: compreensão e desapego. Enfim, as aplicações são inúmeras e você poderá meditar sobre as diversas aplicações que você poderá efetuar para utilizar o significado espiritual do triângulo ao seu favor.

Links ùteis:

https://pt.wikibooks.org/wiki/Deus_e_a_Matem%C3%A1tica/Religi%C3%A3o,_Filosofia,_Ocultismo,_Misticismo_e_a_Matem%C3%A1tic

Cadastre-se e receba novidades por email!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tri%C3%A2ngulo


Gostou do artigo? Então COMPARTILHE!!