A crença na vida após a morte nos ajuda a lidar com o grande sofrimento do desencarne de entes queridos. No entanto, mesmo sabendo que a vida continua, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o plano espiritual e se perguntam constantemente se os desencarnados vem nos visitar.

Essa dúvida é muito comum e tem origem na saudade e na grande necessidade interior que temos de entrar em contato com o espírito daqueles que amamos. A boa notícia é que existe uma resposta para essa questão e neste artigo explicaremos tudo sobre o assunto, confira!

Como fica o desencarnado e o que acontece com ele após a morte do corpo físico?

Segundo Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita (Espiritismo), o ser humano é formado por três partes essenciais enquanto encarnado:

  • Alma
  • Perispírito
  • Corpo Físico

O perispírito é um corpo sutil, etéreo e indestrutível que liga nossa alma ao corpo físico, permitindo que nossa alma encarne e utilize seu corpo físico como uma vestimenta.

O perispírito permite que os comandos da alma gerem efeitos no corpo físico e também possibilita que as sensações do corpo material cheguem até a consciência da alma.

Após a morte do corpo físico, a alma perde sua vestimenta material mas continua de posse do seu perispírito. O conjunto da alma e do perispírito é o que normalmente conhecemos como Espírito desencarnado.

O perispírito permite que a alma desencarnada continue sua existência com um corpo que lhe fornece grande liberdade de ação, podendo ir para onde quer para interagir com os outros espíritos desencarnados ou com as pessoas encarnadas.

Assim, através da interação entre o perispírito do desencarnado e da pessoa encarnada, pode ocorrer uma comunicação mediúnica. É assim que os espíritos podem ser vistos, ouvidos e percebidos.

Após a morte do corpo físico, a pessoa desencarnada pode ficar em um estado de sofrimento temporário causado pelo choque traumático da morte. Este estado depende bastante do nível de apego material e evolução espiritual de cada um.

Este estado de perturbação espiritual pode gerar até mesmo uma negação de que a morte aconteceu. Muitos espíritos podem se recusar a acreditar que estão mortos.

As pessoas mais espiritualizadas tendem a sair com maior velocidade e tranquilidade desse estado de perturbação espiritual após a morte física.

Porém, algumas pessoas podem continuar bastante apegadas ao próprio corpo e às questões materiais, vagando de uma forma negativa pelo plano espiritual.

Após a perturbação espiritual se dissipar, a memória e a lucidez das ideias voltam ao desencarnado. Assim, o espírito se dá conta de que não faz mais parte do mundo dos vivos e dá prosseguimento a sua vida espiritual.

O desencarnado ainda se lembra dos seus parentes encarnados?

Após a morte física, o espírito desencarnado se lembra dos seus entes queridos, amigos e inimigos encarnados.

Ele conserva sua individualidade e não deixa de ser quem é apenas pelo fato de que seu corpo físico morreu.

A este respeito, Kardec questiona os Espíritos e obtém as seguintes respostas:

150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?
“Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?” a) — Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material? “Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.”
b) — A alma nada leva consigo deste mundo?
“Nada, a não ser a lembrança e o desejo de ir para um mundo melhor, lembrança cheia de doçura ou de amargor, conforme o uso que ela fez da vida. Quanto mais pura for, melhor compreenderá a futilidade do que deixa na Terra.”

Como podemos observar no trecho acima, a alma conserva sua individualidade e ainda carrega consigo a lembrança boa ou ruim do que viveu enquanto estava encarnado.

Então, fique tranquilo, seus entes queridos falecidos se lembram de você e carregam consigo o amor que nutriram por você enquanto estavam encarnados.

Afinal, os desencarnados vem nos visitar?

Os espíritos desencarnados podem visitar quem eles quiserem porque são dotados de grande liberdade quando estão fora do corpo físico.

A natureza do Espírito é liberdade de ir e vir, ver, ouvir e sentir.

Nossos entes queridos falecidos podem nos visitar em diversos momentos da vida.

Eles podem estar presentes para nos prestar auxílio e amparo espiritual, nos inspirando boas emoções e nos ajudando a seguir nossa missão de vida.

Encontramos os seguintes trechos em “O Livro dos Espíritos” (de Allan Kardec) que nos deixa explícito que os espíritos desencarnados vem nos visitar, confira:

343: Os que vemos, em sonho, que nos testemunham afeto
e que se nos apresentam com desconhecidos semblantes, são alguma vez os Espíritos amigos que nos
seguem os passos na vida?

“Muito freqüentemente são eles que vos vêm visitar,
como ides visitar um encarcerado.”

160: O Espírito se encontra imediatamente com os que
conheceu na Terra e que morreram antes dele?

“Sim, conforme à afeição que lhes votava e a que eles
lhe consagravam. Muitas vezes aqueles seus conhecidos o
vêm receber à entrada do mundo dos Espíritos e o ajudam
a desligar-se das faixas da matéria. Encontra-se também
com muitos dos que conheceu e perdeu de vista durante a
sua vida terrena. Vê os que estão na erraticidade, como vê
os encarnados e os vai visitar.

Como podemos observar nos trechos acima, os Espíritos podem nos visitar e o fazem como um parente visita um ente querido encarcerado em uma prisão.

Os espíritos podem nos visitar e não possuem limitação material, podendo viajar na velocidade do pensamento.

Estamos sempre ligados aos nossos entes queridos pelas vias do Amor.

Como evitar problemas com as visitas dos desencarnados?

Muitas pessoas podem sofrer com a influência espiritual inconsciente de entes queridos falecidos que ainda não conseguiram se desvencilhar da materialidade.

Estas pessoas podem ver espíritos de familiares que estão sempre presentes causando algum tipo de transtorno.

Isto é muito comum logo após o desencarne do ente querido porque o mesmo ainda se encontra em estado de perturbação espiritual.

Nestes casos, deve-se evitar o luto excessivo. Aceite a morte e remova a revolta do seu coração. Entenda que tudo segue os planos da Divina Providência e aceite o que ocorreu.

Por fim, evite nutrir maus pensamentos e, quando pensar em um falecido, lhe envie pensamentos de amor e Gratidão.

Agindo desta forma, você evitará diversos problemas com visitas indesejadas de espíritos ainda perturbados.

Além disso, ao abandonar a revolta e a tristeza excessiva, exercitando a compreensão e a fé na Divina Providência, você estará ajudando o desencarnado a sair da perturbação, podendo seguir sua vida espiritual com maior harmonia e paz.

Categories: Espíritos