A morte é repleta de mistérios e gera diversos questionamentos nas pessoas. Para os que acreditam na vida após a morte, o espírito dos desencarnados sobrevive à perda do corpo físico e continua sua jornada de evolução. Isso traz bastante conforto para nossos corações.

No entanto, há sempre algumas dúvidas sobre o espírito dos falecidos. Muitas pessoas gostariam de saber se os desencarnados podem nos ouvir, ver ou sentir. Neste artigo explicaremos tudo sobre o assunto, confira!

O que é um espírito desencarnado e como ele vive após a morte física?

O espírito desencarnado é a porção espiritual que animava um corpo humano material durante sua vida na Terra.

Após a morte do corpo físico, sua parte mais sutil e espiritual se separa do corpo material e passa a vagar pelo plano espiritual.

Segundo Allan Kardec, o ser humano é composto de uma alma, um perispírito e um corpo físico. O perispírito é um corpo sutil que faz a ligação e intermédio entre a alma e o corpo físico.

Após a morte, o desencarnado perde seu corpo físico mas mantém seu perispírito e sua alma.

Ao conjunto de perispírito e alma dá-se o nome de Espírito.

Assim, podemos dizer que o desencarnado continua de posse de um corpo sutil após a morte do seu corpo físico.

Os espíritos desencarnados tem acesso aos encarnados?

Este corpo de natureza mais sutil e indestrutível (perispírito) pode ser utilizado pela alma para interagir com os seres humanos encarnados e com os demais espíritos desencarnados.

Esta interação se dá através do contato entre o perispírito do encarnado e o perispírito do espírito desencarnado. Assim ocorre o fenômeno da mediunidade em todos os seus desdobramentos.

Desta forma, utilizando seu perispírito, o desencarnado pode se locomover para onde quiser em grande velocidade, interagindo com os outros seres (encarnados ou desencarnados).

Assim, se houver proximidade e sintonia suficiente, o espírito desencarnado pode ter acesso as percepções físicas dos seres encarnados através da interação com o perispírito da pessoa.

Afinal, os desencarnados podem nos ouvir?

Uma das maiores curiosidades das pessoas é saber se um espírito desencarnado pode lhes ouvir. A resposta é sim. O Espírito desencarnado pode nos ouvir, nos ver e usufruir de toda uma percepção muito mais apurada do que os limitados sentidos materiais.

A este respeito, Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita (Espiritismo), questiona os Espíritos Superiores em seu “Livro dos Espíritos” e recebe a seguinte resposta:

248. O Espírito vê as coisas tão distintamente como nós?
“Mais distintamente, pois que sua vista penetra onde a vossa não pode penetrar. Nada a obscurece.”
249. Percebe os sons?
“Sim, percebe mesmo sons imperceptíveis para os vossos sentidos obtusos.”
a) — No Espírito, a faculdade de ouvir está em todo ele, como a de ver? “Todas as percepções constituem atributos do Espírito e lhe são inerentes ao ser. Quando o reveste um corpo material, elas só lhe chegam pelo conduto dos órgãos. Deixam, porém, de estar localizadas, em se achando ele na condição de Espírito livre.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos

Como podemos observar no trecho acima, após a morte, o espírito desencarnado pode nos ouvir e ver com um sentido ainda mais apurado, percebendo até mesmo os sons imperceptíveis para nós.

Então, se você está se perguntando se o seu parente falecido pode lhe ouvir, a resposta é sim. Ele pode lhe ver, ouvir e sentir com muito mais intensidade do que quando estava encarnado.

Isto acontece porque o espírito tem seus sentidos limitados quando está encarnado ocupando um corpo físico.

Porém, após a morte, todas as limitações do corpo são dissipadas e o espírito passa a usufruir de todas as suas capacidades com grande liberdade.

Devemos nos preocupar com a capacidade dos espíritos de nos ouvir?

Muitas pessoas se preocupam com eventuais constrangimentos que poderiam ser causados pela capacidade dos espíritos em ouvir, ver e sentir os seres humanos encarnados.

Porém, esta é uma questão que merece esclarecimento.

Muitas das nossas preocupações enquanto estamos vivos ocupando um corpo físico perdem a importância quando estamos em um estado puramente espiritual. Então, não tema que os espíritos possam ouvir o que ocorre em sua intimidade.

Desde que exista intenção, o espírito desencarnado pode estar sempre consciente de tudo o que um ser humano faz, inclusive de seus pensamentos e emoções.

Vivemos em uma atmosfera espiritual que conecta a a todos nós, não havendo segredos para o plano espiritual.

Portanto, não devemos nos preocupar se um espírito está ouvindo nossas palavras.

Não somente um mas muitos espíritos estão constantemente conscientes de nossas ações, pensamentos e palavras.

Porém, espíritos mais elevados e desenvolvidos dificilmente se ocupam de observar os humanos em suas trivialidades cotidianas.

Por outro lado, espíritos mais densos e os obsessores podem se ocupar de estar constantemente observando pessoas pelas quais eles possuem algum apego.

Por isso, se queremos evitar embaraços, devemos procurar emitir boas vibrações para atrairmos para perto de nós somente os Espíritos mais elevados e sutis que nos respeitam e que trabalham para nossa evolução espiritual.