A comunicação com os espíritos é um fenômeno fascinante que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Há pessoas que vêem espíritos, outras que ouvem e existe até quem os incorpora.

Diante de tantas formas de comunicação espiritual, surge uma dúvida na mente de muitos: Afinal, como os espíritos se comunicam com a gente? Será que eles realmente tem esse poder de comunicação?

Neste artigo iremos lhe explicar tudo sobre o assunto, confira!

O que são espíritos?

Segundo Allan Kardec, os espíritos são as almas daqueles que viveram sobre a Terra ou em outros mundos. Ou seja, são seres desencarnados privados de seu corpo físico.

Ainda segundo Kardec, os espíritos são seres semelhantes a nós, conservando um corpo igual o nosso só que mais fluídico, invisível e em um estado de maior sutileza.

Durante a encarnação o homem é formado por um corpo físico, uma alma e um perispírito (elemento fluídico, leve e indestrutível que faz a ligação entre o corpo e a alma).

No momento do desencarne, a alma abandona seu corpo físico e segue acompanhada de seu perispírito. A isto é chamado Espírito e é esta porção do homem que vaga pelo plano espiritual segundo seu grau de evolução.

Quem pode se comunicar com os espíritos?

Os espíritos conseguem ser percebidos por pessoas dotadas de uma aptidão especial que as torna sensíveis à percepção da influência dos seres espirituais.

Estas pessoas são conhecidas como médiuns e podem perceber os espíritos de diversas formas. No geral, os médiuns percebem os espíritos através da contrapartida espiritual de seus 5 sentidos principais.

Alguns portadores de mediunidade podem ouvir espíritos enquanto outros somente conseguem vê-los. Outros podem senti-los pelo tato, paladar, olfato e muito mais.

No entanto, segundo Allan Kardec, todos os seres humanos são mais ou menos médiuns, variando somente em seu grau de sensibilidade e características de percepção.

Portanto, todos podem experimentar o fenômeno da comunicação com os desencarnados. De fato, alguns percebem os seres espirituais com maior intensidade do que outros e são chamados de médiuns ostensivos.

Afinal, como os espíritos se comunicam com a gente?

Os espíritos podem se manifestar e iniciar uma comunicação com os encarnados de diversas maneiras. A este respeito, Allan Kardec nos explica o seguinte:

Os Espíritos podem se manifestar de maneiras bem diferentes: pela visão, pela audição pelo toque, pelos ruídos, pelos movimentos dos corpos, pela escrita, pelo desenho, pela música, etc.

Allan Kardec – Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas, Página 8

A seguir, Allan Kardec continua sua explicação e adentra na parte mais técnica da interação entre encarnados e desencarnados:

O fluido que compõe o perispírito penetra todos os corpos e os atravessa como a luz atravessa os corpos transparentes; nenhuma matéria lhe opõe obstáculo. É por isso que os Espíritos penetram por toda a parte, nos lugares o mais hermeticamente fechados; […]

Esta característica do fluido do perispírito dota o Espírito de grande liberdade para se movimentar e se comunicar.

Além disso, o perispírito é uma matéria etérea que pode ser modificada pelo Espírito a fim de torná-lo visível e até mesmo tangível, provocando aparições.

[…] Os Espíritos que se tornam visíveis se apresentam, quase sempre, sob a aparência que tinham quando vivos e que podem fazê-los reconhecer.
É com a ajuda do seu perispírito, que o Espírito atua sobre seu corpo vivo; é ainda com esse mesmo fluido que ele se manifesta atuando sobre a matéria inerte, que produz os ruídos, os movimentos de mesas e outros objetos, que ergue, tomba ou transporta

Como podemos ver, toda a interação que ocorre entre os espíritos desencarnados e as pessoas encarnadas se dá através da influência da alma desencarnada sobre o seu perispírito.

É com a ajuda do perispírito que o desencarnado consegue fazer o médium de psicografia escrever e os demais médiuns falarem, desenharem, ouvirem e os verem.

Assim, manipulando seu próprio perispírito e em interação com os fluidos do encarnado, o Espírito da pessoa falecida se serve momentaneamente do corpo físico do médium e de seus órgãos para promover uma comunicação.

A comunicação dos desencarnados é uma questão de sintonia

Como você pode observar ao longo deste artigo, a forma com os espíritos se comunicam com a gente é através de uma interação e sinergia entre nosso ser e o deles.

Assim sendo, é tudo uma questão de sintonia e vibração espiritual. Isto é o que define a qualidade das manifestações espirituais e comunicações que você eventualmente receberá dos desencarnados.

Se você vibra na frequência dos espíritos doentes você tende a obter comunicações doentes.

Mas se você está sempre cuidando do seu íntimo e vibrando boas energias, você tenderá a receber manifestações espirituais de seres espirituais evoluídos e dotados de boa intenção.

Referências:

Allan Kardec – Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas