Muitas pessoas tem diversos fenômenos espirituais durante o sono e chegam a se observar fora do corpo físico, vagando pelo plano espiritual enquanto interagem com espíritos desencarnados.

Essas pessoas podem ser possuidoras da mediunidade de desdobramento e nem se dão conta, deixando de aproveitar os incríveis benefícios desta faculdade mediúnica que pode ser muito útil para a sua evolução espiritual.

O que é mediunidade de desdobramento?

Mediunidade é a faculdade humana que permite que um ser humano sirva de intermediário entre os Espíritos desencarnados e os humanos encarnados.

Segundo Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita (Espiritismo):

Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium.

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns

O desdobramento, por sua vez, é uma faculdade anímica que possibilita ao espírito humano se desligar momentânea e parcialmente do seu corpo físico, podendo vagar pelo plano espiritual e interagir com os demais espíritos.

Este fenômeno não oferece risco ao médium pois o seu espírito continua ligado ao corpo físico através de seu perispírito.

Esta capacidade é muito utilizada em sessões mediúnica de auxílio onde um médium se concentra até entrar em transe mediúnico para passar pelo desdobramento, libertar seu espírito e efetuar seus auxílios no plano espiritual de forma consciente.

Portanto, a mediunidade de desdobramento é um termo usado normalmente para designar a capacidade mediúnica de uma pessoa se desdobrar e atuar como intermediário entre os espíritos e os encarnados.

O desdobramento espiritual é exclusividade dos médiuns?

Apesar de muitos médiuns utilizarem a faculdade do desdobramento espiritual como uma útil ferramenta em seus trabalhos e sessões mediúnicas, o desdobramento não é exclusividade deles.

Todos os seres humanos passam pelo fenômeno do desdobramento espiritual todas as noites durante o sono do corpo físico ou em outros momentos fora do estado de vigília.

A este respeito, Em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec , no capítulo sobre a Emancipação da Alma, os espíritos nos explicam o seguinte:

Durante o sono, a alma repousa como o corpo?
“Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos

Os Espíritos continuam sua explicação sobre a emancipação da alma nos seguintes trechos:

402. Como podemos julgar da liberdade do Espírito durante o sono?
Pelos sonhos. Quando o corpo repousa, acredita-o, tem o Espírito mais faculdades do que no estado de vigília. Lembra-se do passado e algumas vezes prevê o futuro. Adquire maior potencialidade e pode pôr-se em comunicação com os demais Espíritos, quer deste mundo, quer do outro. Dizes freqüentemente: Tive um sonho extravagante, um sonho horrível, mas absolutamente inverossímil. Enganas-te. É amiúde uma recordação dos lugares e das coisas que viste ou que verás em outra existência ou em outra ocasião. Estando entorpecido o corpo, o Espírito trata de quebrar seus grilhões e de investigar no passado ou no futuro. […] O sono liberta a alma parcialmente do corpo. Quando dorme, o homem se acha por algum tempo no estado em que fica permanentemente depois que morre.

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos

Como podemos observar com os trechos acima, todos nós passamos pelo desdobramento espiritual durante o sono do corpo físico.

No entanto, a grande maioria das pessoas passa por este fenômeno de forma inconsciente e nem percebe que isso ocorreu ou recorda apenas fragmentos da experiência na forma de sonhos.

Qual a finalidade do desdobramento espiritual?

A finalidade do desdobramento espiritual é dar um fôlego de liberdade para o espírito encarcerado em um corpo de carne e ossos. A este respeito, encontramos o seguinte trecho na obra de Kardec:

400. O Espírito encarnado permanece de bom grado no seu envoltório corporal?
É como se perguntasses se ao encarcerado agrada o cárcere. O Espírito encarnado aspira constantemente à sua libertação e tanto mais deseja ver-se livre do seu invólucro, quanto mais grosseiro é este.”

“Graças ao sono, os Espíritos encarnados estão sempre em relação com o mundo dos Espíritos. […] O sono é a porta que Deus lhes abriu, para que possam ir ter com seus amigos do céu; é o recreio depois do trabalho, enquanto esperam a grande libertação, a libertação final, que os restituirá ao meio que lhes é próprio. “

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos

Como podemos observar com os trechos acima, o desdobramento espiritual é uma fonte de renovação para o espírito encarnado. É um momento de liberdade para aliviar a pressão e o fardo de estar encarnado em um mundo de privações.

Da faculdade do desdobramento o espírito encarnado pode receber diversas lições advindas da sua interação com os espíritos desencarnados, retomando o contato com os seus seres espirituais simpáticos.

Quais são os tipos de desdobramento espiritual?

Existem alguns tipos de desdobramento espiritual. Cada pessoa experimenta um ou mais tipos de acordo com suas características pessoais e grau de evolução espiritual.

Desdobramento consciente

No desdobramento espiritual consciente a pessoa tem plena percepção do que vê, ouve e percebe no plano espiritual. Neste tipo de desdobramento a pessoa se recorda de toda a experiência após despertar.

Voluntário

Este é um dos tipos de mediunidade de desdobramento mais úteis para aplicações de cura espiritual. Neste desdobramento o médium entra em transe de forma consciente e se ausenta do seu corpo físico, promovendo atendimentos espirituais e auxílio metafísico ainda fora do corpo.

Involuntário

Este é o tipo de desdobramento que ocorre todas as noites com algumas pessoas que são mais conscientes da sua realidade espiritual mas ainda não conseguem induzir voluntariamente a experiência.

A pessoa dorme, passa pelo desdobramento e quando acorda pode recordar de grande parte ou até mesmo do total da experiência. No entanto, o desdobramento foi involuntário como um fenômeno natural do processo do sono físico.

Desdobramento inconsciente

O desdobramento inconsciente é o que a maioria das pessoas experimenta todas as noites ao dormir. Neste tipo, o espírito da pessoa se ausenta do corpo físico durante o entorpecimento dos sentidos físicos mas a pessoa não tem consciência do fenômeno ao acordar, relembrando pouco ou quase nada da experiência na forma de sonhos.

Voluntário

É possível que uma pessoa induza seu desdobramento voluntariamente mas perca a consciência logo no início da experiência, não se lembrando de quase nada após despertar. Este é o caso de muitos iniciantes na prática da projeção astral (desdobramento, viagem astral etc).

Involuntário

O desdobramento inconsciente e involuntário é o mais comum de ocorrer com a maioria dos seres humanos. Neste caso não há indução voluntária e a experiência não é relembrada ao despertar.

Quais são os sintomas da mediunidade de desdobramento?

A mediunidade de desdobramento pode apresentar alguns sintomas muito característicos.

Confira a lista a seguir:

  • Catalepsia projetiva (Paralisia do sono)
  • Sonhos lúcidos
  • Sonhos realistas com espíritos desencarnados
  • Facilidade em se lembrar dos sonhos ao acordar
  • Facilidade em induzir transe e estados de sono conscientemente
  • Ouvir vozes de espíritos quando está adormecendo
  • Ver espíritos enquanto dorme
  • Ver imagens mentais de espíritos na transição do sono para a vigília

Estes sintomas quando são recorrentes podem indicar que a pessoa tem grandes chances de ser possuidora da mediunidade de desdobramento.

Como desenvolver a mediunidade de desdobramento?

Este tipo de mediunidade pode ser desenvolvido através do estudo da temática em conjunto com um desenvolvimento espiritual geral.

Por isso, estude o máximo que puder sobre o assunto e comece a cuidar da sua vibração espiritual, cuidando dos seus pensamentos, palavras e ações.

Evite nutrir padrões de pensamento negativos a fim de se manter conectado com os seus guias espirituais, permanecendo livre da ação dos espíritos obsessores.

Desta forma, se você for possuidora deste tipo de mediunidade, você terá maior facilidade em exercê-la. Além disso, procure um centro espiritualista que possa lhe orientar na sua busca pelo desenvolvimento mediúnico.

Por fim, anote seus sonhos em um diário sempre ao acordar. Este exercício fortalecerá sua capacidade de se lembrar das experiências espirituais vivenciadas durante o sono do corpo físico.