Muitas pessoas tem sonhos premonitórios e se espantam quando os eventos com que sonham realmente acontecem no plano material. Este espanto é natural mas não deve ser motivo de medo ou sofrimento.

Sonhar e acontecer é um fenômeno característico da mediunidade e pode ter efeitos benéficos para quem sonha. A mediunidade e os sonhos premonitórios nos fornecem um conhecimento espiritual que nos prepara para os desafios da vida.

No entanto, precisamos saber aproveitar esta valiosa habilidade a fim de nos beneficiarmos deste presente divino. Neste artigo lhe ensinaremos tudo sobre o assunto e lhe ajudaremos a compreender a relação existente entre mediunidade e os sonhos, confira!

O que é mediunidade?

Mediunidade é a faculdade humana que permite que um médium seja intermediário entre os Espíritos desencarnados e os humanos encarnados.

Segundo Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita, todos os humanos são mais ou menos médiuns, variando apenas em seu grau de sensibilidade e manifestação mediúnica.

A mediunidade pode se manifestar de diversas formas. Kardec explica sobre isso em uma das obras clássicas do Espiritismo, intitulada “Resumo das Leis dos Fenômenos Espíritas:

Os Espíritos podem se manifestar de maneiras bem diferentes: pela visão, pela audição pelo toque, pelos ruídos, pelos movimentos dos corpos, pela escrita, pelo desenho, pela música, etc. Eles se manifestam por intermédio de pessoas dotadas de uma aptidão especial para cada gênero de manifestação e que se distinguem sob o nome de médiuns. É assim que se distinguem os médiuns videntes, falantes, audientes, sensitivos, de efeitos físicos, desenhistas, tiptólogos, escreventes, etc. Entre os médiuns escreventes, há numerosas variedades, segundo a natureza das comunicações que estão aptos a receber.

Allan Kardec – Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas

Como podemos ver, existem inúmeros tipos de mediunidade. Cada médium terá uma experiência espiritual que melhor se enquadra em suas aptidões e características pessoais.

O que são sonhos premonitórios ou reveladores?

os sonhos premonitórios ou sonhos reveladores são sonhos que dão acesso a um conhecimento sobre um fato que há de ocorrer em um futuro próximo ou de longo prazo.

Geralmente a pessoa pode ter um sonho em que vê determinada cena e, ao acordar, recorda o que sonhou, conservando a cena em sua memória.

Assim, conforme os dias passam e o evento ocorre no plano material, a pessoa passa a ter a certeza de que experimentou um sonho premonitório.

O que acontece com nossa alma durante o sono?

Os sonhos premonitórios só são possíveis porque a alma do ser humano se torna livre durante o sono do corpo físico, vagando pelo plano espiritual e entrando em contato com os outros espíritos.

A este respeito, encontramos a seguinte passagem no “Livro dos Espíritos” de Allan Kardec que nos diz o seguinte:

401. Durante o sono, a alma repousa como o corpo?
“Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.”

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec

Assim, a alma pode ter conhecimento de toda a realidade espiritual que a cerca.

Em suas aventuras pelo plano espiritual ela pode ter acesso a informações sobre fatos futuros, recordando a experiência como um sonho.

Novamente, na obra de Kardec encontramos uma passagem que afirma exatamente isto:

402. Como podemos julgar da liberdade do Espírito durante o sono?
“Pelos sonhos. Quando o corpo repousa, acredita-o, tem o Espírito mais faculdades do que no estado de vigília. Lembra-se do passado e algumas vezes prevê o futuro. Adquire maior potencialidade e pode pôr-se em comunicação com os demais Espíritos, quer deste mundo, quer do outro. Dizes freqüentemente: Tive um sonho extravagante, um sonho horrível, mas absolutamente inverossímil. Enganas-te. É amiúde uma recordação dos lugares e das coisas que viste ou que verás em outra existência ou em outra ocasião. Estando entorpecido o corpo, o Espírito trata de quebrar seus grilhões e de investigar no passado ou no futuro

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec

Como podemos ver, sonhar e acontecer é extremamente natural e faz parte da nossa condição espiritual, assim como a mediunidade.

Afinal, sonhar e acontecer é mediunidade?

A grosso modo, podemos dizer que sonhar e acontecer é uma forma de mediunidade, conhecida como Mediunidade Onírica.

Afinal, a pessoa traz um conhecimento do plano espiritual para a existência física e pode transmitir este conhecimento para os outros, agindo como intermediária entre os Espíritos e o homem encarnado.

No entanto, uma pessoa que tem sonhos premonitórios não necessariamente possui uma mediunidade aflorada em outras áreas.

Ela pode ter somente este tipo de mediunidade onírica mas nunca ver, ouvir ou incorporar espíritos enquanto em estado de vigília, por exemplo.

A este respeito, podemos dizer que a pessoa pode se considerar uma médium onírica se esta faculdade for ostensiva, se repetir com frequência e se o conhecimento premonitório vier de espíritos que se apresentam durante o sono.

Como desenvolver a mediunidade onírica premonitória?

O desenvolvimento da mediunidade onírica deve ser feito como todos os outros tipos de mediunidade. Deve-se praticar, realizar preces e pedir ajuda aos Bons Espíritos.

No entanto, existem algumas dicas que podem lhe auxiliar. Faça sempre uma anotação de seus sonhos ao acordar, escrevendo cada mínimo detalhe que você recordar.

Isto fortalecerá sua capacidade de se lembrar das experiências espirituais durante o sono, tornando os sonhos cada vez mais frequentes.

Cuide dos seus pensamentos, palavras e ações e mantenha um padrão de pensamento puro e elevado.

Assim, você se sintonizará com os Bons Espíritos e se afastará da presença dos espíritos obsessores que atrapalham o fluir da sua mediunidade.

Por fim, faça preces antes de dormir, solicitando aos bons espíritos que lhe ajudem no desenvolvimento da sua mediunidade onírica.

Agindo assim, você se tornará cada vez mais aberta para sua espiritualidade e terá maiores chances de ter sonhos reveladores ou premonitórios.