Você sabia que os espíritos podem se comunicar com você através de cheiros que aparentemente vem do nada? Estes odores podem carregar mensagens importantes que não devem ser ignoradas.

No entanto, infelizmente, poucas pessoas prestam atenção a estas mensagens. Este fenômeno é chamado de Mediunidade Olfativa e sua ocorrência é muito comum.

Neste artigo lhe explicaremos tudo sobre o assunto. Então, continue lendo este artigo e não fique por fora das incríveis mensagens espirituais que chegam até você na forma de odores misteriosos!

O que é mediunidade olfativa?

Precisamos explicar o que é mediunidade antes de falarmos na mediunidade olfativa.

Mediunidade é uma faculdade humana que possibilita a interação entre os homens e os Espíritos desencarnados.

Todo aquele que possui mediunidade é conhecido como médium. O médium é um intermediário entre os Espíritos e os encarnados.

Segundo Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita (Espiritismo), todas as pessoas são médiuns, variando apenas em seu grau de sensibilidade e manifestação da mediunidade.

Em sua obra intitulada “Livro dos Médiuns” encontramos a seguinte citação:

159. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo.
Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer- se que todos são, mais ou menos, médiuns.

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns

A mediunidade olfativa é uma forma de manifestação da capacidade mediúnica que ocorre através de impressões captadas pelo olfato. Ou seja, o médium percebe a realidade espiritual que o cerca na forma de odores de origem desconhecida.

O que diz o Espiritismo sobre a mediunidade olfativa?

Ainda em seu Livro dos Médiuns, Allan Kardec afirma a existência da mediunidade olfativa no seguinte trecho:

138. São variadíssimos os meios de comunicação. Atuando sobre os nossos órgãos e sobre todos os nossos sentidos, podem os Espíritos manifestar-se à nossa visão, por meio das aparições; ao nosso tato, por impressões tangíveis, visíveis ou ocultas; à audição pelos ruídos; ao olfato por meio de odores sem causa conhecida. Este último modo de manifestação, se bem muito real, é, incontestavelmente, o mais incerto, pelas múltiplas causas que podem induzir em erro. […]

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns, Páginas 153 e 154

Como podemos observar, Kardec afirma que os Espíritos podem atuar sobre nossos órgãos de sentido, manifestando-se de diversas formas.

Uma dessas formas é através do olfato, produzindo cheiros misteriosos.

Kardec ainda afirma que este tipo de mediunidade é muito real mas também é demasiado incerta pois existem muitas causas para odores misteriosos serem percebidos.

De fato, existem inúmeras explicações materiais para odores misteriosos. O cheiro pode vir carregado pelo vento ou ter outras fontes materiais. No entanto, existem situações em que os odores são espirituais e devem ser observados com muita atenção.

Como a mediunidade olfativa funciona?

A mediunidade é possível através da interação entre o Espírito e os fluidos sutis do ser humano.

O que chamamos de Espírito é um ser formado de alma e Perispírito. O Perispírito é um elemento fluídico, leve e indestrutível que promove a ligação entre o corpo físico e a alma.

Enquanto encarnado, o ser humano é composto de alma, perispírito e corpo físico.

Após o desencarne ele continua com sua alma e perispírito, podendo manipular seu próprio perispírito para interagir com o perispírito do médium.

Assim, ele interage com os órgãos físicos do médium, gera percepções e os utiliza como ferramenta de comunicação.

No caso da mediunidade olfativa, o Espírito desencarnado estimula o perispírito do médium e ativa a região do olfato. Então, o médium sente odores de origem misteriosa que são espirituais.

Explicamos a fundo a dinâmica da comunicação dos espíritos neste artigo.

Significados de cheiros que vem do nada

Existem muitos odores que podem ser percebidos como uma mensagem do plano espiritual. A seguir você encontra alguns possíveis significados para eles:

Sentir cheiro de cigarro

A mediunidade pode captar odores de cigarro quando algum espírito desencarnado viciado em nicotina e habituado ao cigarro se aproxima do médium.

Desta forma, você pode sentir um cheiro misterioso de cigarro do nada. Ou seja, um odor sem origem aparente.

Sentir cheiro de queimado

Espíritos que morreram em incêndios e ainda se encontram marcados pela morte traumática podem ser percebidos pelo médium olfativo na forma de odores de fumaça.

Sentir cheiro de incenso

Sentir cheiro de incenso do nada pode significar que existem espíritos um pouco mais elevados que utilizaram muito o incenso enquanto encarnados.

Estes seres exercitaram bastante a sua fé e podem estar querendo se fazer notar para mostrar que o médium não está desamparado.

Sentir cheiro de rosas e outras flores de velório

Sentir cheiro de rosas ou flores comumente usadas em velórios pode significar a presença de um espírito recém desencarnado que ainda guarda a impressão do seu velório e enterro.

Este desencarnado pode ser um familiar, amigo ou outro espírito que está vagando pelo plano espiritual em busca de alguma comunicação.

Sentir cheiro de perfume

É comum para um médium olfativo sentir cheiro de perfume de origem espiritual quando o espírito de um parente falecido se aproxima.

Neste caso, o médium percebe a presença espiritual com o perfume que o parente costumava usar.

Aliás, o próprio espírito pode imprimir este odor no médium para mostrar que está próximo e velando por ele.

Sentir cheiro de podre

Sentir odores podres pode significar que existe um espírito negativo na proximidade do médium. Além disso, um espírito desencarnado ainda apegado ao seu corpo em decomposição pode ser percebido através de cheiros podres.

O que devo fazer se sinto cheiros que vem do nada?

Se você está sofrendo com a mediunidade olfativa é necessário que você promova um desenvolvimento espiritual e se reequilibre energeticamente.

Para isso, faça preces pedindo a Deus ou aos Bons Espíritos que lhe ajudem nesta situação.

Além disso, estude bastante sobre o fenômeno e procure um centro espiritual sério que trabalhe com a mediunidade.

Desta forma, você poderá viver em harmonia com sua mediunidade olfativa e terá uma vida cada vez mais harmoniosa e feliz.