Você já acordou no meio da noite e não conseguiu mover o seu corpo? Esta situação é bastante comum e causa muito pavor em quem a experimenta pela primeira vez.

O nome deste fenômeno é paralisia do sono e algumas pessoas passaram por isso ao menos uma vez na vida. Outras pessoas, por outro lado, passarão várias vezes por essa experiência.

Apesar deste ser um fenômeno com causas biológicas, existem fatores espirituais que podem causá-lo. Mas afinal, quais são as causas espirituais da paralisia do sono? Neste artigo lhe explicaremos tudo sobre o assunto, confira!

O que é paralisia do sono?

A paralisia do sono é uma condição em que uma pessoa acorda mas seu corpo permanece dormindo. Assim, a pessoa fica impossibilitada de se mover conscientemente e pode entrar em desespero.

O fenômeno ocorre por causa de um mecanismo de defesa do próprio corpo humano, que desliga as funções musculares voluntárias do corpo para que a pessoa não se mova enquanto sonha, mantendo as funções vitais funcionando corretamente.

Caso este mecanismo não existisse, a pessoa poderia começar a andar ou se mover conforme as experiências de seus sonhos, colocando-se em sério perigo, semelhante ao caso dos sonâmbulos.

A paralisia do sono ocorre normalmente durante a fase do sono conhecida pela sigla REM. Nesta fase do sono ocorre a maioria dos sonhos que as pessoas experienciam enquanto dormem.

No entanto, em alguns casos, o corpo falha em desligar o bloqueio das funções musculares voluntárias quando a pessoa acorda. Então, a pessoa se vê completamente paralisada mesmo estando acordada, podendo ter visões assustadoras e fenômenos espirituais diversos.

Quais são as causas espirituais da paralisia do sono?

Apesar da paralisia do sono possuir causas orgânicas relacionadas aos distúrbios do sono, ela também pode ser causada por fatores espirituais.

Uma pessoa pode sofrer com paralisias do sono causadas por sua mediunidade, dons espirituais e até mesmo por causa de espíritos obsessores.

Espíritos Obsessores

Alguns tipos de espíritos obsessores podem afetar negativamente suas vítimas a fim de causar paralisias do sono nelas. Eles fazem isso com o objetivo de causar pânico, se alimentando do medo e de outros fluidos emanados pela vítima paralisada.

Estes seres são extremamente negativos e podem ser muito assustadores. Durante as paralisias do sono causadas por espíritos obsessores, a pessoa pode ver imagens grotescas, seres animalescos, demônios e outras entidades espirituais ameaçadoras.

Nestes casos, a pessoa acorda paralisada e se vê cercada por espíritos negativos que a atacam e podem até mesmo promover alguma forma de abuso relacionado à sua sexualidade.

Em algumas culturas existem menções a demônios causadores da paralisia do sono. Um exemplo é o caso da cultura Hmong (um grupo étnico asiático) em que o demônio é conhecido como Dab Tsog (Demônio apertador).

Sua aparência tende a ser de uma criatura de pequena estatura que se senta sobre o peito ou a cabeça da vítima. Provavelmente, este ser descrito como demônio é apenas um espírito obsessor que ataca suas vítimas enquanto elas dormem.

Mediunidade

Algumas pessoas possuem uma mediunidade acentuada que lhes proporciona diversos fenômenos espirituais. Neste caso, a pessoa possui uma grande sensibilidade e se encontra mais facilmente ligada ao plano espiritual.

Deste modo, a pessoa pode passar por muitas experiências de paralisia do sono causadas por sua mediunidade de desdobramento ainda em estágio de desenvolvimento.

Assim, o médium pode sofrer com a paralisia do sono por diversas vezes, vivenciando inúmeras paralisias durante uma mesma noite.

Quando o caso é mediunidade, é muito comum que a pessoa interaja com espíritos desencarnados enquanto está paralisada e receba mensagens destes seres.

Aliás, segundo o Espiritismo, durante o sono a alma se liberta momentaneamente dos laços que a prendem ao corpo físico, podendo vagar pelo plano espiritual e entrar em contato com os espíritos desencarnados sintonizados com seu estado de evolução espiritual.

Potencial para viagens astrais

A paralisia do sono é conhecida como catalepsia projetiva pelos estudiosos e praticantes da viagem astral. A viagem astral consiste na projeção consciente do corpo astral de uma pessoa, fazendo com que ela saia do seu corpo físico e vague pelo plano espiritual ao seu bel prazer.

Neste caso, a paralisia do sono é uma etapa da viagem astral em que ocorre uma descoincidência momentânea e incompleta entre seu corpo astral e seu corpo físico. Assim, a pessoa fica presa entre os dois planos (físico e espiritual).

Segundo os praticantes da viagem astral, a paralisia do sono é uma ótima oportunidade para que a pessoa saia conscientemente do seu corpo físico, bastando apenas que a pessoa se mantenha calma e permita que seu corpo astral se projete completamente para fora do corpo físico.

Algumas pessoas podem ter essa habilidade já em estado de desenvolvimento e, por causa disso, possuem paralisias do sono recorrentes.

Neste caso, um correto desenvolvimento desta arte através de técnicas de viagem astral pode ajudar a reduzir o sofrimento e até mesmo permitir que a pessoa saia do corpo conscientemente.

Conclusão

Como você pode observar ao longo deste artigo, existem diversas causas espirituais para a paralisia do sono. Esse fenômeno pode ser muito assustador no começo mas consiste em uma grande oportunidade de crescimento espiritual para quem sabe aproveitá-lo.

Afinal, durante a paralisia do sono você se torna consciente do que ocorre no plano espiritual à sua volta. Assim, você pode observar a qualidade dos espíritos que lhe cercam, podendo promover mudanças em sua vida para se fortalecer e evoluir espiritualmente.

Então, da próxima vez que você passar por uma paralisia do sono, mantenha a calma e saiba que tudo dará certo. Agindo assim, a experiência será menos traumática e poderá gerar bons frutos espirituais.