Os animais são seres fascinantes que podem despertar o que há de melhor nos seres humanos. A sua pureza natural e espontaneidade cativam nossos corações, fazendo com que se tornem amados como nossos parentes.

No entanto, quando chega a sua hora, o animal falece e a tristeza assola a alma dos humanos que choram a sua aparente perda. Neste momento, dúvidas sobre a reencarnação dos animais tomam conta do enlutado em busca de respostas.

Mas afinal, os animais reencarnam? Existe reencarnação de cachorros, gatos e demais animais? Neste artigo explicaremos tudo sobre o assunto, confira!

O que é reencarnação?

Em termos simples, reencarnação é a ideia de que uma parte espiritual do ser vivo (alma, espírito, consciência) pode sobreviver à morte física e voltar a renascer, ocupando um novo corpo material.

Encontramos a ideia da reencarnação em diversas tradições, incluindo a Indiana e até mesmo a Doutrina Espírita (Espiritismo).

Segundo a crença na reencarnação, a alma ou o espírito de uma pessoa pode sobreviver à morte do corpo físico, renascendo durante vidas sucessivas a fim de evoluir espiritualmente.

Este ciclo de nascimento e morte proporcionaria uma evolução baseada no autoconhecimento obtido através do atrito com as infinitas experiências que a vida material pode proporcionar.

Animais reencarnam?

A reencarnação de cachorros, gatos e outros animais é um fato admitido por muitas tradições espiritualistas.

Os animais possuem uma alma assim como os seres humanos.

A este respeito, encontramos a seguinte citação em “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec (Codificador da Doutrina Espírita – Espiritismo):

597 – Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes
faculta certa liberdade de ação, haverá neles algum
princípio independente da matéria?
Há e que sobrevive ao corpo.
a) — Será esse princípio uma alma semelhante à
do homem?
É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto
do sentido que se der a esta palavra.
É, porém, inferior à do
homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos

Como pode-se observar no trecho acima, o Espíritos afirmam que os animais possuem uma alma que sobrevive a morte do corpo físico.

No seguinte trecho obtemos maior esclarecimento a este respeito:

598 – Após a morte, conserva a alma dos animais a sua
individualidade e a consciência de si mesma?
“Conserva sua individualidade; quanto à consciência
do seu eu, não. A vida inteligente lhe permanece em estado latente.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos

Como podemos observar, não apenas os animais possuem uma alma que sobrevive após a morte do corpo físico como também mantém sua individualidade.

599- À alma dos animais é dado escolher a espécie de
animal em que encarne?
“Não, pois que lhe falta livre-arbítrio.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos

A encarnação da alma dos animais é afirmada na resposta dos Espíritos. No entanto, o animal não pode escolher o contexto em que irá encarnar pois não possui livre arbítrio.

600. Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, num estado de erraticidade, como a do homem?
Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõe o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.”

Allan Kardec, o Livro dos Espíritos

No trecho acima os espíritos afirmam que o espírito do animal falecido é classificado e utilizado quase que imediatamente pelos Espíritos superiores incumbidos da tarefa de encaminhar estas almas animais.

Ou seja, a encarnação do animal ocorre quase que imediatamente. Outro trecho que nos comprova que os animais reencarnam é o seguinte:

601. Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma lei progressiva?
Sim; e daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes.”

Allan Kardec, O livro dos Espíritos

Como podemos ver, os animais reencarnam pois estão sujeitos a mesma lei progressiva (Lei do Progresso) que rege todos os seres vivos. A reencarnação é o que possibilita a evolução destas almas.

Cachorros e gatos podem reencarnar na mesma família?

Assim como o espírito dos seres humanos reencarnam na mesma família em virtude de merecimento e decretos cármicos, os animais também podem reencarnar na mesma família que outrora fez parte.

No entanto, como vimos acima, o animal não faz esta escolha pois não possui livre arbítrio. Quem cuida de toda esta dinâmica são os espíritos incumbidos desta tarefa.

A este respeito, devemos dizer que os espíritos de animais falecidos reencarnam na família e no contexto que melhor servirá aos planos da espiritualidade.

Por isso, devemos nos esforçar para sermos os melhores possíveis no trato com nossos queridos animais de estimação a fim de termos o merecimento de recebermos a reencarnação de um querido cão, gato ou outro animal amado.

“Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto, quem maltrata um animal é alguém que não aprendeu a amar.”

Chico Xavier

É possível um animal reencarnar em um corpo humano ou vice-versa?

Algumas tradições acreditam na possibilidade de um humano reencarnar em um corpo animal e vice versa. A isto é dado o nome de metempsicose.

No entanto, segundo o Espiritismo, esta possibilidade não existe. Afinal, a Lei do Progresso é aplicada e o espírito de um homem encarnar em um animal é um retrocesso em seu desenvolvimento.

Encontramos o seguinte trecho em “O Livro dos Espíritos” que trata desta questão:

612 – Poderia encarnar num animal o Espírito que animou o
corpo de um homem?

“Isso seria retrogradar e o Espírito não retrograda. O
rio não remonta à sua nascente.” (118)

Porém, existe a possibilidade de um cachorro, gato ou outro animal encarnar como humano? Vejamos o seguinte trecho:

“Todo animal possui um princípio espiritual em evolução que um dia atingirá a complexidade necessária ao exercício do pensamento contínuo, transformando-se em espírito, habilitado à experiência humana. Não obstante o comportamento de certas pessoas sugerir que fizeram essa transição recentemente, ela demanda o concurso dos milênios e ocorre em outros planos da Criação, não na Terra, e envolve estágios intermediários. Não há, portanto, a mínima possibilidade de que um animal possa reencarnar como ser humano”

Richard Simonetti, autor do livro “Reencarnação, Tudo o Que Você Precisa Saber”

Como reconhecer um animal reencarnado?

É muito difícil para o ser humano comum reconhecer um animal reencarnado. Isto exige uma sensibilidade espiritual desenvolvida e uma forte ligação intuitiva.

No entanto, isto pode acontecer. A este respeito, dizemos que o melhor a se fazer é tratar todos os animais como irmãos espirituais, independentemente de acreditarmos que eles sejam este ou aquele espírito reencarnado.

Afinal, todos somos irmãos em nossa jornada evolutiva e devemos nos tratar como criaturas que se apoiam e cuidam mutuamente.