A crença na reencarnação é libertadora e nos fornece muitas respostas para os mistérios da vida. No entanto, este assunto também é cercado de mistério e inspira muitos questionamentos.

Uma das dúvidas mais comuns é quanto tempo demora para a reencarnação acontecer. Mas afinal, para ocorrer a reencarnação, quanto tempo demora? Neste artigo lhe explicaremos tudo sobre o assunto, confira!

O que é reencarnação?

Em termos simples, podemos definir a reencarnação como uma ideia que afirma a possibilidade da alma do ser humano sobreviver à morte do corpo físico e se encarnar novamente em outro corpo material por determinado período de tempo.

Segundo esta linha de pensamento, todos os seres humanos possuem uma essência ou porção espiritual que sobrevive após a morte do corpo físico e passa a habitar o plano espiritual.

Esta porção espiritual habitaria o plano espiritual pelo tempo que for necessário mas invariavelmente voltaria a habitar um envoltório carnal em um determinado período de tempo.

Neste caso, a reencarnação ocorreria por escolha própria do desencarnado ou de forma compulsória pela Providência Divina.

Qual a necessidade da reencarnação?

Muitas tradições afirmam que a reencarnação é um mecanismo de aperfeiçoamento e evolução espiritual.

Ela serve para que os seres espirituais ganhem experiência e conheçam a si mesmos em um nível profundo, reparando erros e inclinações grosseiras.

A reencarnação seria uma forma de anular o Karma e obter uma evolução de consciência progressiva durante inúmeras vidas corpóreas até que se obtenha a iluminação espiritual.

Durante a reencarnação o espírito aprenderia através dos variados contrastes impostos pela vida material.

Somente deste jeito, em um mundo dual, conhecendo o bem e o mal ou a luz e as trevas ele poderia conhecer realmente o que é a sua própria Verdade Interior.

Todo este processo é complexo e exige muito trabalho a fim de remover o véu que causa a cegueira espiritual que impede o avanço dos seres humanos.

Afinal, quanto tempo demora para a reencarnação acontecer?

Quando se fala em fenômenos espirituais devemos ter muito cuidado ao pensar em tempo. No plano espiritual tudo está emaranhado de tal forma que passado, presente e futuro se confundem em uma grande e única realidade.

Portanto, do ponto de vista espiritual, tudo com relação ao tempo é muito relativo e subjetivo. Para corroborar esta afirmação, encontramos a seguinte resposta em “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita (Espiritismo):

224. Que é a alma no intervalo das encarnações?
“Espírito errante, que aspira a novo destino, que espera.”
a) — Quanto podem durar esses intervalos?
Desde algumas horas até alguns milhares de séculos. Propriamente falando, não há extremo limite estabelecido para o estado de erraticidade, que pode prolongar-se muitíssimo, mas que nunca é perpétuo. Cedo ou tarde, o Espírito terá que volver a uma existência apropriada a purificá-lo das máculas de suas existências precedentes.”
b) — Essa duração depende da vontade do Espírito, ou lhe pode ser imposta como expiação?
“É uma conseqüência do livre-arbítrio. Os Espíritos sabem perfeitamente o que fazem. Mas, também, para alguns, constitui uma punição que Deus lhes inflige. Outros pedem que ela se prolongue, a fim de continuarem estudos que só na condição de Espírito livre podem efetuar-se com proveito.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Página 197

Como podemos ver com a resposta dos Bons Espíritos, o tempo que demora para a reencarnação pode variar desde algumas poucas horas até milhares de séculos pois não há limite pré-estabelecido.

Afinal, a demora para reencarnar depende do livre arbítrio do espírito desencarnado. Assim, cada um agirá conforme suas necessidades e inclinações pessoais.

Portanto, o tempo que demora para a reencarnação é indeterminado e variável. Somente o desencarnado tem condições de lidar com esta questão e decidir dar prosseguimento à sua vivência em um novo corpo físico.

A este respeito, a única certeza que possuímos é que este intervalo entre encarnações não é infinito. Uma hora ou outra o espírito precisará reencarnar para aprender as lições que a Divina Providência colocará em seu caminho.

Além disso, devemos ressaltar que o tempo para a encarnação varia bastante conforme o apego do desencarnado aos prazeres materiais.

Espíritos com forte inclinação para a matéria dificilmente permanecem por muito tempo no plano espiritual antes de reencarnar.

Enquanto isso, espíritos mais espiritualizados podem permanecer por um período maior no plano espiritual enquanto realizam seus objetivos benéficos, reencarnando somente quando é realmente necessário cumprir alguma missão.

Referências:

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos