Muitas pessoas já passaram pela assustadora experiência de acordar mas não conseguir mover seu corpo. Este fenômeno se chama paralisia do sono e proporciona inúmeras experiências espirituais para quem o experimenta.

Uma das coisas mais comuns que acontece quando uma pessoa tem paralisia do sono é a visão de espíritos ou demais seres espirituais. Essa visão pode ser bastante assustadora para quem não está acostumado a ter paralisias.

Como as pessoas veem espíritos, elas associam a paralisia do sono à mediunidade. Mas afinal, paralisia do sono é sinal de mediunidade? Neste artigo abordaremos esta questão e lhe explicaremos tudo sobre o assunto, confira!

O que é paralisia do sono?

A paralisia do sono é um fenômeno em que a pessoa acorda mas seu corpo continua dormindo, estando completamente paralisado e não obedecendo aos comandos da pessoa.

Neste caso, a pessoa se vê imóvel e pode até mesmo pensar que não está respirando e que vai morrer.

No entanto, todas as suas funções vitais estão funcionando normalmente mas suas funções musculares voluntárias estão desligadas como um mecanismo protetor do próprio corpo.

A paralisia do sono ocorre normalmente durante a fase do sono REM (Rapid Eye Movements). Nesta fase do sono ocorre a maioria dos sonhos que as pessoas experimentam toda noite.

Porém, durante esta fase, o corpo desliga as funções musculares voluntárias do corpo a fim de que você não se movimente de acordo com o que você sonha.

Sem este desligamento natural, você poderia sair andando por aí enquanto sonha, igual a um sonâmbulo, correndo risco de se acidentar.

Assim, a paralisia do sono é um mecanismo de proteção do próprio corpo. Porém, existem casos em que este mecanismo falha em se desativar e continua ativo mesmo após a pessoa despertar.

Deste modo, a pessoa se vê paralisada, em um estado entre o sono e a vigília, presa ao corpo enquanto pode ter inúmeras visões de espíritos, extraterrestres e até demônios, experimentando fenômenos espirituais diversos.

Aliás, a paralisia do sono é uma ótima oportunidade para quem deseja praticar a viagem astral. Para os adeptos da viagem astral, a paralisia do sono é chamada de catalepsia projetiva.

Segundo os adeptos da projeção astral, se a pessoa se acalma durante a paralisia do sono ela possui grandes chances de sair do corpo e ter uma experiência de viagem astral.

O que é mediunidade?

Mediunidade é a faculdade que possibilita aos encarnados sentirem a influência dos espíritos desencarnados, agindo como intermediários entre os espíritos e os encarnados.

Segundo Allan Kardec (Codificador do Espiritismo), todo aquele que sente em maior ou menor grau a influência dos espíritos é, por este fato, médium. Ainda segundo Kardec, todos os seres humanos são mais ou menos médiuns.

Assim, em teoria, todos os seres humanos são médiuns. No entanto, o termo médium costuma ser aplicado às pessoas que manifestam sua mediunidade com grande intensidade e de forma ostensiva.

Ou seja, apesar de todos sermos mais ou menos médiuns, nem todos possuem esta habilidade desenvolvida e normalmente não são considerados como médiuns pela maioria dos indivíduos.

O sono e os fenômenos espirituais

É muito comum que as pessoas experimentem fenômenos espirituais durante o sono do corpo físico. Isto ocorre porque a alma do ser humano nunca dorme, permanecendo ativa mesmo enquanto o corpo experimenta o sono fisiológico.

Allan Kardec nos diz o seguinte em seu Livro dos Espíritos:

Durante o sono, a alma repousa como o corpo?
“Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.”

Allan Kardec, O Livro dos Espíritos

Assim, durante o sono, todos os seres humanos recuperam um pouco da sua liberdade espiritual e vagam pelo plano espiritual correspondente ao seu grau de evolução.

No entanto, por uma falha do corpo, a pessoa pode experimentar uma paralisia do sono, estando presa entre o plano espiritual e o plano material.

Assim, ela pode estar consciente do seu corpo físico mas ainda observa o que se passa no plano espiritual na forma de visões de espíritos e muito mais.

Este é um estado bastante peculiar que aterroriza muitas pessoas. Afinal, ela está presa entre dois planos de consciência, entre duas realidades que se misturam.

Afinal, paralisia do sono é sinal de mediunidade?

Ter paralisias do sono não significa necessariamente que uma pessoa é médium ostensiva. Afinal, este é um fenômeno natural que ocorre com quase todas as pessoas em algum momento da vida.

Uma pessoa pode passar por um momento de paralisia do sono e não ver nenhum tipo de espírito ou ter sensações espirituais durante toda sua vida. Neste caso, o fenômeno pode ser apenas uma anomalia orgânica.

Porém, se uma pessoa experimenta paralisias do sono frequentes em que há a visão de espíritos e comunicação com eles, há grandes chances dela ser médium e nem saber.

Aliás, existe um tipo de mediunidade que se enquadra neste tipo: A mediunidade de desdobramento. Este tipo de mediunidade é muito útil para sua jornada de autoconhecimento e evolução espiritual.

Portanto, se você suspeita que é médium porque passa por paralisias do sono frequentes, comece um trabalho de desenvolvimento espiritual a fim de se equilibrar espiritualmente para reduzir as visões negativas.

Após isso, procure um centro espírita ou espiritualista sério que possa lhe ajudar a descobrir se você é médium ou não. Caso você seja médium, você poderá desenvolver sua faculdade mediúnica de forma segura e com o apoio de pessoas experientes no assunto.