A espiritualidade é repleta de fenômenos que desafiam a compreensão dos seres humanos. As pessoas passam por diversas experiências curiosas e buscam uma explicação espiritual para elas.

No entanto, existe uma classe de fenômenos que gera um maior impacto nas pessoas e as deixam extremamente apreensivas: objetos quebrando ou se movimentando sozinhos.

Essa experiência costuma ser traumática, fazendo com que muitas pessoas a atribuam à atuação de algum ser diabólico. Mas afinal, qual o significado espiritual de coisas quebrando sozinhas?

Será que o Espiritismo nos fornece alguma resposta? Abordaremos estas questões ao longo deste artigo, confira!

Como se explica a manifestação física dos espíritos?

Os espíritos desencarnados tem uma natureza sutil que os torna muito livres. Eles podem atravessar paredes, objetos e não conhecem limites quando o assunto é viajar pelo plano espiritual.

Porém, se eles podem atravessar a matéria grosseira, como eles podem se tornar tangíveis a fim de agirem sobre objetos materiais, fazendo com que as coisas quebrem?

A resposta pode ser encontrada na natureza do próprio ser humano. Segundo Allan Kardec, Codificador da Doutrina Espírita, o homem encarnado é formado por um corpo físico, um perispírito e uma alma.

A alma é sua essência mais elevada e seu perispírito é uma espécie de corpo fluídico, leve e indestrutível que serve de intermediário entre o corpo físico grosseiro e a alma.

Através do perispírito a alma dá comandos ao corpo e pode perceber as sensações que o corpo experiencia.

Após o desencarne, o homem perde seu corpo físico mas mantém sua alma e perispírito unidos. Este conjunto de alma e perispírito é o que normalmente é conhecido como um espírito desencarnado.

Através da manipulação do próprio perispírito e da interação com os fluidos vitais das pessoas, o espírito pode se manifestar no plano material através de visões, sons, batidas e muito mais.

Assim, eles podem chegar a se tornarem tangíveis, agindo sobre objetos físicos como copos de vidro, tecidos, madeiras e muitas outras coisas.

Assim, se um espírito consegue obter uma quantidade suficiente de fluidos vitais de uma pessoa, ele pode utilizar este fluido, tornando-o mais denso, a fim de que possa quebrar um objeto, arremessá-lo, mudá-lo de local e muito mais.

O que o Espiritismo diz sobre coisas quebrando sozinhas?

O Espiritismo admite a possibilidade de que os espíritos possam se manifestar fisicamente, chegando até mesmo a quebrar objetos e muitas outras coisas.

Neste caso, o objeto não quebra sozinho mas sofre com a ação inteligente de um espírito desencarnado que se utiliza dos fluidos das pessoas vivas.

Em seu Livro dos Médiuns, Allan Kardec nos diz o seguinte sobre as manifestações físicas dos espíritos:

“A intervenção voluntária ou involuntária de uma pessoa dotada de aptidão especial para a produção destes fenômenos parece necessária, na maioria dos casos, embora alguns haja em que, ao que se afigura, o Espírito obra por si só.
Mas, então, poderá dar-se que ele tire de algures o fluido animalizado, que não de uma pessoa presente. Isto explica porque os Espíritos, que constantemente nos cercam, não produzem perturbação a todo instante.
Primeiro, é preciso que o Espírito queira, que tenha um objetivo, um motivo, sem o que nada faz. Depois, é necessário, muitas vezes, que encontre exatamente no lugar onde queira operar uma pessoa apta a secundá-lo, coincidência que só muito raramente ocorre. Se essa pessoa aparece inopinadamente, ele dela se aproveita”

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns

Como observamos no trecho acima, o espírito precisa da cooperação de um médium para produzir estes fenômenos. Afinal, ele precisa obter fluidos para sua manifestação. Em alguns casos, ele os obtém de outras pessoas em locais distantes.

Falando sobre os fenômenos de coisas quebrando sozinhas ou sendo arremessadas, Kardec relata o seguinte:

87. As manifestações espontâneas nem sempre se limitam a ruídos e pancadas. Degeneram, por vezes, em verdadeiro estardalhaço e em perturbações. Móveis e objetos diversos são derribados, projetis de toda sorte são atirados de fora para dentro, portas e janelas são abertas e fechadas por mãos invisíveis, ladrilhos são quebrados, o que não se pode levar à conta da ilusão.

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns

No trecho acima vemos que os objetos podem ser quebrados pelos espíritos, dando a impressão errônea de que as coisas se quebraram sozinhas. Kardec continua sua explicação em outro trecho:

89. Tais fatos assumem, não raro, o caráter de verdadeiras perseguições. Conhecemos seis irmãs que moravam juntas e que, durante muitos anos, todas as manhãs encontravam suas roupas espalhadas, rasgadas e cortadas em pedaços, por mais que tomassem a precaução de guardá-las à chave. A muitas pessoas tem acontecido que, estando deitadas, mas completamente acordadas, lhes sacudam os cortinados da cama, tirem com violência as cobertas, levantem os travesseiros e mesmo as joguem fora do leito. Fatos destes são muito mais freqüentes do que se pensa; […] Porém, se tudo bem averiguado, provado ficar que não resultam da ação do homem, dever-se-á convir em que são obra, ou do diabo, como dirão uns, ou dos Espíritos, como dizemos nós.

Allan Kardec, O Livro dos Médiuns

Este exemplo extremo relatado por Kardec mostra como os espíritos podem causar verdadeiros estragos em objetos durante suas manifestações físicas.

Assim, quando você observar que uma coisa quebrou sozinha e não encontrar uma explicação material para o fenômeno, tenha a mente aberta para a possibilidade da ação de algum espírito que agiu sobre a matéria e causou o estrago.

Afinal, qual o significado espiritual de coisas quebrando sozinhas?

Allan Kardec nos diz que muitos espíritos podem fazer as coisas quebrarem sozinhas a fim de chamarem a atenção das pessoas para sua existência. Muitos espíritos podem fazer isso para serem notados, principalmente quando desejam se comunicar.

Além disso, Kardec menciona que até mesmo os Bons Espíritos podem permitir que espíritos densos provoquem estes fenômenos a fim de mostrarem para as pessoas que os fenômenos espirituais são uma realidade.

Por fim, o Espiritismo também nos diz que coisas quebrando sozinhas podem significar a manifestação de espíritos zombeteiros e levianos que se comprazem no sofrimento alheio. Neste caso, eles podem agir motivados por puro sadismo ou por uma espécie de vingança.

Conclusão

Como podemos observar com as explicações acima, o fenômeno de objetos quebrando sozinhos podem ser causados por seres espirituais. Neste caso, o Espiritismo nos fornece explicações valiosas.

Caso você esteja passando por um fenômeno deste tipo, procure fortalecer sua espiritualidade, faça diariamente uma oração de proteção e tente melhorar sua sintonia espiritual.

Agindo assim, você poderá acabar com a ação dos espíritos obsessores que lhe assustam e causam a destruição das suas posses materiais. Desta forma, você deixará de sofrer com os objetos e as coisas que se quebram sozinhas.

Por fim, você pode procurar ajuda em algum Centro Espírita. Lá eles poderão lhe esclarecer melhor sobre este tipo de fenômeno, lhe auxiliando em todo o seu processo de reequilíbrio e desenvolvimento espiritual.