Viver um dia de cada vez: o caminho da paz interior

Em meio à epidemia de estresse e ansiedade em que vivemos, é cada vez mais necessário adotarmos uma atitude mental focada no aqui e agora, evitando viver pensando no futuro ou no passado e passando a viver um dia de cada vez. Neste artigo você vai entender este conceito e aprender como colocá-lo em prática na sua vida.




Este é o caminho para a conquista da serenidade e da paz interior. Se você acha difícil colocar isso em prática, fique tranquilo! Neste artigo você irá aprender diversas maneiras de como aplicar esse lema na sua vida diária, passando a ter de forma natural maior serenidade e paz, atributos essenciais para ser bem sucedido em todos os aspectos da sua vida.

Afinal, o que significa viver um dia de cada vez?

viver um dia de cada vezViver dessa forma não significa viver de maneira inconsequente e exagerada, mas sim viver com a atenção no presente, valorizando a vida ao máximo e compreendendo que o futuro e o passado são uma enorme ilusão (tudo o que você tem é o AGORA).

Pode parecer bobo falar isso, mas se você parar pra pensar, a única coisa “real” é o que está acontecendo AGORA. O que aconteceu no passado não existe mais, é só uma lembrança e o que acontecerá no futuro ainda não aconteceu e nem se sabe se vai acontecer.  Você não saberá que tipo de futuro lhe está “reservado” até que você viva ele, não é mesmo?

Viver com a cabeça no futuro é sofrer por antecipação, ou seja, tornar REAL um sofrimento que só existe na sua imaginação. Dalai Lama disse: “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.”

Pode parecer muito simplista falar isso, afinal somos humanos e estamos sob influência dos diversos desafios da vida e da nossa própria natureza animal. Esse lado animal da nossa natureza busca constantemente evitar a dor dos momentos difíceis e obter o prazer dos tempos de bonança. Até aí tudo certo, o problema começa quando sua imaginação começa a “ativar” constantemente esses instintos sem um motivo benéfico, causando um sofrimento REAL com base em uma situação IMAGINÁRIA.

Leia também:  Momentos difíceis - Como tirar proveito deles e melhorar de vida?




Ninguém pode prever o futuro, a natureza da vida é a constante mudança e isso pode ser observado na sua própria vivência. Com certeza você pode refletir e encontrar diversas situações onde você imaginou que uma situação seria de um jeito ( bom ou ruim) e ela aconteceu de maneira totalmente oposta à sua previsão.

Viver um dia de cada vez é estar ciente dos seus próprios limites e aproveitar o tempo que você tem, porque você não tem ideia do que o amanhã pode trazer. A natureza da vida material é a constante mudança e o próprio Sol nos mostra isso todos os dias quando nasce e se põe.

Lembre-se que ter medo do futuro é ter medo do desconhecido, é o medo do escuro, aquele mesmo medo que você tinha quando criança. Na sua mente, você é capaz de criar todo um universo de monstros no “escuro do seu futuro”, e ao fazer isso você começa a SOFRER POR MEDO DE SOFRER.

Viver dessa forma é abrir mão da ilusão de querer controlar o mundo e compreender que você não tem capacidade de prever teu “destino”. Tendo plena consciência disso você pode aproveitar o presente sem sofrer com monstros imaginários, isso te permite apreciar a companhia de quem você ama, a beleza do ambiente que te rodeia e levar a vida de maneira leve e despreocupada. Entenda que tudo vai mudar, incluindo você.

Vivendo um dia de cada vez na prática

viver um dia de cada vez

Agora que você sabe os benefícios dessa filosofia de vida, pode parecer complicado colocá-la em prática, né? Afinal, nós ainda somos humanos e estamos totalmente imersos em rotinas estressantes de trabalho, onde a dificuldade de se acalmar, os sentimentos de medo e ansiedade são  um grande desafio. Mas relaxa, não é tão difícil assim!

Para que você possa viver um dia de cada vez, é necessário que você plante a semente da atenção no momento presente em sua consciência. Para fazer isso não há técnica melhor do que a meditação. Isso mesmo, a meditação é capaz de te ajudar a desenvolver a consciência do momento presente de maneira natural e saudável, não sendo difícil de praticar.

Para que você possa meditar, vamos nos ater à uma prática bastante simples e poderosa, evitando termos técnicos e posturas especiais. O objetivo deste exercício é que sua prática seja confortável, funcional e acessível mesmo em momentos de estresse e agitação mental.

Leia também:  Momentos difíceis - Como tirar proveito deles e melhorar de vida?




  1. Sente-se confortavelmente com a coluna ereta.
  2. Inspire profunda e lentamente pelo nariz, expirando da mesma forma.
  3. Concentre-se na sua respiração, prestando atenção a cada detalhe do processo, observando quando o ar entra nos seus pulmões e quando sai dele.
  4. Permaneça com o foco na sua respiração pelo tempo que for necessário até sentir uma sensação de paz muito agradável. Neste momento você terá alcançado um estado de relaxamento bem interessante para o nosso objetivo.
  5. É normal que você perceba que perdeu o foco na respiração e se encontre pensando em outras coisas. Ao se deparar com isso, não fique chateado (ficar chateado atrapalha demais!).
  6. Apenas volte a atenção à sua respiração e entenda que cada vez que você perde o foco e percebe isso você já deu um passo a mais rumo à capacidade de viver um dia de cada vez se focando no presente.
  7. Sua mente irá lançar imagens e pensamentos diversos, objetivando que você crie uma identificação com eles. Quando perceber que está “se distraindo” com os pensamentos caóticos da mente simplesmente volte à respiração.
  8. Esse processo de voltar a atenção à respiração vai se tornando em um verdadeiro treinamento de domínio da própria mente e diminuindo o poder que ela tem sobre você. É como uma exercício de “musculação” onde você está treinando os músculos que dominam sua mente.
  9. Enquanto você presta atenção na respiração, você irá experimentar uma sensação de bem-estar muito grande e que se amplia conforme o tempo vai passando.
  10. Ao sentir que já praticou o suficiente, abra os olhos sutilmente e observe o ambiente à sua volta. Perceba como tudo está diferente, como você se encontra emocionalmente distante dos objetos e ao mesmo tempo sendo capaz de observar tudo julgar as coisas.
  11. Neste momento você encontra a verdadeira essência do viver no momento presente. Conforme você vai “despertando” e voltando à sua rotina após meditar, você perceberá que se encontra muito mais focado no momento presente do que no passado ou no futuro.
Leia também:  Momentos difíceis - Como tirar proveito deles e melhorar de vida?

viver um dia de cada vez

Quanto mais você praticar esse exercício, mais forte se tornará essa capacidade de se manter sereno e “afastado” das ilusões da mente. Com isso, você conquistará cada vez mais paz interior e ausência de ansiedade ou medo.

É possível até que você comece a sentir mais vontade de meditar e isso é muito bom, pois essa prática trará benefícios para sua saúde física e mental. E não pare neste exercício, busque outras formas de meditação conforme for avançando.

Formas de viver o momento presente

Agora que você sabe que é importante viver um dia de cada vez e sabe inclusive como fazer isto, precisamos entrar na segunda parte dessa instrução. Nesta segunda parte entramos com dicas práticas para que você possa viver cada dia em pleno potencial.

Ouvir músicas, ler textos e poemas com a temática da vivência de um dia de cada vez vai ajudar a comunicar ao seu subconsciente algumas lições muito válidas que vão ajudar nessa capacidade de viver no aqui e agora.

Músicas não nos falam por vias racionais, elas conversam diretamente com nossa essência mais sublime. Passando mensagens que muitas vezes levariam décadas de estudo intelectual para compreender. Com poemas a mesma coisa acontece, a cada poema temos a capacidade de SENTIR, REFLETIR E MEDITAR a mensagem passada.

Leia tudo sobre esse tema, internalize a intenção de viver um dia de cada vez de maneira profunda em você e vai chegar um momento em que você vai perceber que já está vivendo desse jeito e nem tinha percebido!

Neste momento você perceberá que o caminho até ali foi mais recompensador do que o próprio resultado e entenderá que todos os seres humanos só tem o momento presente e nada podem fazer no passado e no futuro, apenas podem agir no AGORA.




Cadastre-se e receba novidades por email!

O futuro não existe ainda, o passado já morreu, o presente é tudo o que temos e você precisa desfrutar desse presente, vivendo um dia de cada vez. “Não sei onde estou indo, só sei que não estou perdido, aprendi a viver um dia de cada vez.” – Renato Russo


Gostou do artigo? Então COMPARTILHE!!



Deixe uma resposta