Quando sonhamos com alguém, essa pessoa também sonha conosco?

Sonhar é uma experiência fascinante que liberta momentaneamente a nossa consciência dos limites impostos por nosso corpo físico. Durante o sonho podemos vivenciar diversas experiências e uma delas é o encontro com outras pessoas. Mas afinal, quando sonhamos com alguém, essa pessoa também sonha conosco?

Esta questão é muito frequente na mente das pessoas e tem origem na dificuldade que os seres humanos possuem em compreender os sonhos e suas dinâmicas.

Afinal, o mundo dos sonhos é repleto de mistérios, simbolismos e situações curiosas, fazendo com que seja muito difícil compreendermos bem as experiências vivenciadas durante o sono fisiológico.

É muito comum que as pessoas se questionem se quando sonhamos com alguém é porque a pessoa dormiu pensando na gente, porque gosta de nós ou pelo motivo dela sentir nossa falta. Algumas pessoas até pensam que quando não conseguem dormir é porque há uma pessoa pensando nelas.

Quando sonhamos com uma pessoa nós realmente nos encontramos com ela durante o sonho?

Diversas podem ser as razões para que nós sonhemos com uma pessoa em particular e não necessariamente existe um encontro espiritual ou mental entre você e a pessoa que aparece em seu sonho.

Em alguns casos, uma pessoa pode sonhar com a outra por pensar muito nela ou por estar sentindo a necessidade de encontrar esta pessoa. Nestes casos, durante o sonho pode haver um encontro entre você e uma representação da pessoa que você deseja ver.

Leia também:  Se sentir mal na presença de outra pessoa: Será espiritual?

Isso é muito comum em casos onde existe um forte ligação emocional entre duas pessoas. Assim, a pessoa pode ter sonhos ricos em experiências com uma imagem idealizada que ela mesma criou da pessoa que é alvo de suas emoções.

O que diz o Espiritismo sobre o encontro entre duas pessoas durante os sonhos?

Existem casos onde duas pessoas realmente se encontram durante o sono. Sobre este assunto nós podemos obter grande conhecimento em “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita (Espiritismo):

Pergunta 401. Durante o sono, a alma repousa como o corpo?
“Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.” Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, páginas 274 e 275.

Portanto, como podemos ver no trecho acima, os Bons Espíritos nos dizem que durante o sono o Espírito se liberta momentaneamente do corpo físico e entra em relação mais direta com os outros seres espirituais. Então, podemos ver que é possível que uma pessoa encontre outra durante os sonhos.

Mergulho Interior

Mais adiante no Livro dos Espíritos, Kardec faz a seguinte pergunta e recebe uma incrível resposta que nos serve como afirmação de que nós encontramos o espírito de outras pessoas durante os sonhos:

Pergunta 406. Quando em sonho vemos pessoas vivas, muito nossas conhecidas, a praticarem atos de que absolutamente não cogitam, não é isso puro efeito de imaginação?
“De que absolutamente não cogitam, dizes. Que sabes a tal respeito? Os Espíritos dessas pessoas vêm visitar o teu, como o teu os vai visitar, sem que saibas sempre o que eles pensam. Demais, não é raro atribuirdes, de acordo com o que desejais, a pessoas que conheceis, o que se deu ou se está dando em outras existências.” Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, páginas 279 e 280.

Leia também:  Passe espiritual virtual funciona? Descubra agora!

E para fechar com chave de ouro a questão sobre o encontro entre duas pessoas durante os sonhos, vamos analisar a seguinte pergunta de Kardec e a resposta dos Espíritos Superiores:

414. Podem duas pessoas que se conhecem visitar-se durante o sono? “Certo e muitos que julgam não se conhecerem costumam reunir-se e falar-se. Podes ter, sem que o suspeites, amigos em outro país. É tão habitual o fato de irdes encontrar-vos, durante o sono, com amigos e parentes, com os que conheceis e que vos podem ser úteis, que quase todas as noites fazeis essas visitas.” Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, página 282.

Como podemos observar com estes trechos acima, os Espíritos afirmam que os espíritos de pessoas vivas conhecidas vem nos visitar durante os sonhos e que nós os visitamos também. Então, sabendo que duas pessoas podem se encontrar durante os sonhos, basta que nos questionemos se quando sonhamos com alguém essa pessoa também sonha conosco.

Afinal, quando sonhamos com alguém, essa pessoa também sonha conosco?

Como vimos anteriormente analisando o Livro dos Espíritos, podemos afirmar que duas pessoas podem se encontrar durante o sono fisiológico. Portanto, cabe-nos apenas chegar à questão sobre a capacidade da pessoa visitada por nosso espírito se lembrar de ter se encontrado conosco durante o sonho.

Agora a questão fica um pouco mais delicada, pois se ocorre um encontro espiritual entre seu Espírito e a alma da pessoa com quem você sonhou, isso não necessariamente significa que ela irá “sonhar com você”.

Obviamente, se ambos os espíritos se encontram, ambos sonham um com o outro. No entanto, nem todas as pessoas se lembram do conteúdo integral de seus sonhos e há os que afirmam não se lembrar de nenhum sonho que tenham durante a noite.

Leia também:  Cupim: Significado espiritual e simbólico. Conheça agora!

Portanto, quando você sonha com uma pessoa, ela irá sonhar com você mas só saberá disso se ela for capaz de se lembrar deste encontro entre os seus Espíritos.

Então, no caso da pessoa ter uma boa capacidade de rememorar o conteúdo de seus sonhos, é quase certo de que quando você sonha com uma pessoa e ocorre um encontro entre seus espíritos, ela também sonhará com você.


Gostou do artigo? Então COMPARTILHE!!


NOVIDADE PARA VOCE: Existem algumas atitudes que podem frear a espiritualidade de qualquer pessoa. Escrevemos um e-book que fala detalhadamente sobre cada uma delas, mostrando como se manter bem espiritualmente. E o melhor: o livro é totalmente grátis! Baixe agora!

O site Espiritualidade Divina é um projeto que visa trazer mais espiritualidade ao mundo através do conhecimento. Afinal, em meio a todo o ceticismo que ronda a sociedade atual, os temas espiritualistas devem ser colocados em pauta visando a evolução da humanidade.


Deixe uma resposta