Os Chakras e Seus Cristais – Conheça Agora!

O que são chakras?

Os chakras, que em sânscrito significa roda de luz, são derivados das tradições tântricas e do yoga, e promovem a união entre corpo, mente e espírito. Os chakras se conectam entre si, desse modo, um chakra em desequilíbrio afeta todos os outros.

Suas localizações estão entre o topo da cabeça e o final da coluna vertebral, sendo eles distribuídos entre 7 pontos específicos. Além disso, cada chakra tem seu próprio cristal, capaz de manter o equilíbrio. Quando um chakra está em desalinho, ocorre o acúmulo de energia naquela área, já em equilíbrio, a energia flui livremente.

Por isso, eles atuam determinando os comportamentos, emoções, crescimento e conexão espiritual, podendo causar também confusão mental, estresse e desconexão. Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e descubra a relação dos chakras com os cristais.

Qual a relação dos cristais e seus respectivos chakras?

Cada chakra tem ligação com um determinado cristal. As energias, comportamentos e emoções podem ser alinhadas se utilizado o cristal correto, sendo o ideal aquele que fornece os mesmos benefícios do chakra em equilíbrio. Desse modo, transmitindo energias positivas e harmonizando os pontos em desalinho.

Dentre as qualidades proporcionadas pelos cristais estão disposição física, mental, energia sexual, coragem, confiança, gratidão, conexão com o divino e muito mais. Logo, o alinhamento dos chakras traz todos esses benefícios. Entretanto, o desalinho resulta exatamente no efeito contrário.

Confira a seguir as características de cada um dos chakras e qual o cristal ideal para buscar equilíbrio.

Primeiro chakra: chakra básico – Turmalina negra

O chakra básico, também chamado de chakra da raiz, se localiza na base da coluna. É o ponto responsável por proporcionar força e coragem. Além disso, está ligado aos aspectos de sobrevivência, como comer, beber, dormir, vínculos sentimentais e atividade sexual.

Quando em desequilíbrio acarreta em inseguranças, desânimo, violência, ganância e estresse. Por outro lado, quando está equilibrado promove vitalidade e segurança, isso porque tem conexão com o cristal Turmalina negra, que permite o aumento da vitalidade e alívio das tensões.

A turmalina negra ainda propicia proteção, purificação pessoal e energética, absorvendo e transformando energias negativas em vibrações mais leves. Sendo assim, é recomendado utilizar esse cristal durante as meditações para alinhar o chakra básico.

Segundo chakra: chakra umbilical – Cornalina

O chakra umbilical está localizado abaixo do umbigo, e sua função está ligada à criatividade, convívio social e a realização de desejos, sendo eles sexuais ou não. Ao desenvolver o chakra umbilical, o indivíduo tende a ficar mais sensível e emocional, favorecendo seus relacionamentos.

Quando em desequilíbrio, promove apego, culpa e medos excessivos. Em contrapartida, quando em equilíbrio favorece a criatividade e momentos de alegria e realizações. O cristal cornalina ajuda a equilibrar o segundo chakra, pois aumenta a disposição física e mental, bem como, a energia sexual e a fertilidade.

Terceiro chakra: chakra plexo solar – Citrino

O chakra plexo solar está situado acima do umbigo e perto do estômago. A função desse chakra é desenvolver a auto expressão e identidade pessoal. Sendo assim, está ligado às qualidades de força, coragem e confiança. Seu equilíbrio é potencializado pelo cristal Citrino, que fornece vitalidade, coragem e diminuição do cansaço físico e mental.

Em períodos de desequilíbrio é comum vivenciar nervosismo, ansiedade, inferioridade e problemas digestivos. Já em equilíbrio, estão presentes momentos de coragem, confiança e força.

Quarto chakra: chakra cardíaco – Quartzo Rosa

O chakra cardíaco está localizado no meio do peito, próximo ao coração. Sua função é potencializar conexões e afetos, seja o amor próprio ou coletivo. Além disso, participa da circulação da energia de gratidão e generosidade, bem como, tem o papel de unir os demais chakras.

Em momentos de desequilíbrio o indivíduo passa por timidez e tristeza excessiva, como também pode apresentar problemas cardíacos. O Quartzo Rosa é ideal para equilibrar esse chakra, por conta do seu poder de dissolver energias negativas acumuladas, que impedem a transmissão e recebimento de afeto.

Quinto chakra: chakra laríngeo – Sodalita

O chakra laríngeo é responsável pela comunicação, criatividade e verdade pessoal, e está situado na garganta. Em equilíbrio favorece a clareza e a compressão, tanto pessoal quanto em relação às outras pessoas. Já em desequilíbrio ocasiona baixa criatividade, dificuldade para se expressar e até problemas com a tireóide.

O cristal sodalita é capaz de equilibrar o quinto chakra, sendo assim, é útil utilizá-lo em meditações. Isso porque ele fornece energias que favorecem o conhecimento intuitivo, raciocínio intelectual, compressão da essência do indivíduo, abertura de caminhos e a estabilização do fluxo da vida.

Sexto chakra: chakra frontal – Ametista

O sexto chakra é o frontal, também conhecido como chakra do terceiro olho, que está ligado à intuição, percepção e conexão espiritual. Seu cristal é a Ametista, denominada de pedra da alma por ser capaz de equilibrar pensamentos negativos, proporcionar entendimento interior, bem como sabedoria para lidar com a morte simbólica.

A morte simbólica representa os ciclos na vida de cada indivíduo, permitindo renascimento e crescimento pessoal e espiritual. Quando em desequilíbrio, o chakra frontal causa pesadelos, dor de cabeça e falta de foco. Por outro lado, em equilíbrio fornece intuição aguçada, compreensão, autoconfiança e conexão espiritual.

Sétimo chakra: chakra coronário – Quartzo de Cristal

O sétimo e último chakra é o coronário, que está localizado acima da cabeça. Sua função é revitalizar o cérebro, promover união entre corpo, mente e espírito, favorecer a intuição e a conexão com o divino.

Em desequilíbrio, o chakra coronário causa medo, pensamentos negativos, crenças limitantes, conflitos internos e dúvidas constantes. Por outro lado, em equilíbrio traz compreensão, plenitude, reconexão espiritual, paz de espírito e tranquilidade.

O cristal ideal para equilibrar o sétimo chakra é o Quartzo de Cristal, por sua capacidade de ampliar a intuição, autoconfiança, sensibilidade, bem-estar, vitalidade, bem como possibilitar limpeza energética.

Utilizar os cristais auxilia na harmonização dos 7 chakras?

Cada cristal tem a capacidade de alinhar um determinado chakra, sendo assim, utilizá-los é benéfico para a harmonização. Com base nisso, pode ser feito um alinhamento de todos os chakras, colocando cada cristal sobre pontos específicos no corpo, ou então o alinhamento de apenas um chakra.

Os cristais ainda podem ser utilizados na meditação, e devem ser escolhidos de acordo com o chakra que está em desequilíbrio, bem como levando em conta o poder que a pedra fornece. Além disso, também podem ser usados como acessórios.

Mas lembre-se que para conseguir usufruir do poder da pedra é importante se conectar com ela de forma intencional. Portanto, reflita o que não está caminhando bem na sua vida, assim, poderá compreender qual chakra está em desalinho.