Meditação para dormir tranquilo e profundamente

Uma noite mal dormida é um verdadeiro pesadelo, sendo capaz de destruir a qualidade de vida das pessoas e prejudicar sua saúde, desempenho no trabalho, lazer e relações sociais.
Sendo assim, neste artigo iremos te ensinar como fazer uma meditação para dormir tranquilo e profundamente. Então se você quer ter uma ótima noite de sono, continue lendo este artigo!

As principais causas de uma noite mal dormida

A qualidade do sono pode ser afetada por diversos fatores, sofrendo maior influência do estilo de vida agitado, ambiente rico em estímulos, estresse e da falta de controle das pessoas sobre a própria mente e emoções.

Afinal, a maior queixa das pessoas que sofrem de insônia é o excesso de pensamentos e atividade mental ao deitarem para dormir.

Isso acontece porque as pessoas não dominam seus pensamentos e nem se desligam da rotina e dos fatores estressantes antes de dormir.

Assim, o corpo continua repleto de hormônios prejudiciais ao sono, como adrenalina e cortisol, estando preparado para atividade e sem entender que chegou a hora de descanso. O resultado disso é a pessoa se revirando na cama sem conseguir dormir.

Por isso, é importante que seja realizado algum exercício de relaxamento antes do sono, preparando o corpo, as emoções e a mente para o tão merecido descanso que você precisa.

Neste ponto, o exercício de meditação para dormir tranquilamente é extremamente eficaz para relaxar o corpo, a mente e as emoções, colocando a pessoa em um estágio propício uma ótima noite de sono profundo e revigorante.

Leia também:  Meditação para relaxar e dormir

Como funciona a meditação para dormir tranquilamente 

Quando você medita e faz uma técnica de relaxamento, seu corpo começa a reduzir a frequência respiratória, diminuindo a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Quando o nível de relaxamento chega ao ápice, se você não estiver em posição de “Asana”, como chamam algumas culturas orientais, você passa a ter grandes chances de cair em um sono profundo.

É por isso que muitos praticantes de meditação evitam ficar em posições confortáveis, evitando manter a cabeça apoiada em alguma superfície. Quando você medita sentado ou em outra posição onde não há apoio para a cabeça, você acaba por não cair no sono por uma simples questão do cérebro ter que se manter alerta pra manter a postura e evitar a queda.

Assim, a meditação se mostra como sendo muito eficaz para desacelerar o corpo e a mente, reduzindo sua atividade e gerando grande relaxamento. Mas além disso, ela também ajuda no controle dos pensamentos intrusivos que mantém a mente ativa por causa das reflexões sobre as preocupações da vida.

Mergulho Interior

Desse modo, a meditação consegue atuar em duas frentes vitais para que você possa dormir tranquila e profundamente, acalmando o corpo e a mente. O resultado disso é que ao praticar essa meditação você cairá no sono muito mais rapidamente, tendo uma noite de sono revigorante e diferenciada.

Exercício de meditação para dormir tranquilo e profundamente

  1. Deite-se confortavelmente, feche os olhos e comece a inspirar e expirar profunda e lentamente pelo nariz.
  2. Não mova o seu corpo, faça o possível para ignorar as coceiras e demais distrações.
  3. Após algum tempo inspirando e expirando profunda e lentamente pelo nariz, você deverá sentir uma espécie de peso no corpo ou poderá sentir o corpo mais leve, quase como que em estado de dormência.
  4. Comece a visualizar em sua tela mental alguma paisagem que te passe sentimentos bons e tranquilos, prestando atenção a cada detalhe dessa visão.
  5. Se visualize ou imagine que está interagindo com o ambiente em que você se encontra. Se mova pelo local visualizado e tente prestar atenção em todos os detalhes desse local. Tente sentir os elementos do ambiente, como o chão onde você pisa, os sons que ouve, as imagens e o cheiro do ambiente.
  6. Após algum tempo se divertindo nesta paisagem, você pode visualizar uma cama e deitar-se nela. Este recurso é muito bom para estimular o sono, tendo resultados impressionantes.
  7. Após sentir que meditou e relaxou o suficiente, é possível que você sinta uma vontade de se “arrumar” na cama pra uma posição em que você costuma dormir melhor. Se sentir esta necessidade, mude de posição e tente dormir.
Leia também:  Como saber sua ultima reencarnação - Aprenda Agora!

O ideal é permanecer neste estado meditativo o máximo de tempo que conseguir, pois inevitavelmente você irá adormecer e terá uma extrema qualidade no sono.

Algumas pessoas preferem interromper a meditação após obter o relaxamento desejado, então fica a seu critério. Além disso, você poderá ter ótimos sonhos relacionados à paisagem visualizada durante a meditação.

Lembre-se que meditação precisa de prática, então não se assuste se no começo for difícil manter a concentração por causa das distrações externas. O segredo para sobrepor essas dificuldades de concentração é a perseverança na prática meditativa.

Você pode se interessar nestes outros artigos que preparamos com carinho para você:

Como desenvolver a mediunidade sozinho

Como desenvolver a clarividência

Como ativar a Glândula Pineal

Como desenvolver a espiritualidade

Como desenvolver a mediunidade de cura

Como desfazer magia negra

Arrepios no couro cabeludo – Mediunidade?


Gostou do artigo? Então COMPARTILHE!!


NOVIDADE PARA VOCE: Existem algumas atitudes que podem frear a espiritualidade de qualquer pessoa. Escrevemos um e-book que fala detalhadamente sobre cada uma delas, mostrando como se manter bem espiritualmente. E o melhor: o livro é totalmente grátis! Baixe agora!

O site Espiritualidade Divina é um projeto que visa trazer mais espiritualidade ao mundo através do conhecimento. Afinal, em meio a todo o ceticismo que ronda a sociedade atual, os temas espiritualistas devem ser colocados em pauta visando a evolução da humanidade.