Lidar com a perda de um ente querido não é uma tarefa fácil. O luto e a saudade deixam marcas em nosso coração e podem ser a causa de muito sofrimento.

Nesta situação, a crença na imortalidade da alma e na realidade da dimensão espiritual nos serve como um bálsamo, aliviando um pouco o fardo da perda.

No entanto, além de sabermos que a vida continua fora do corpo físico podemos nos perguntar sobre o estado espiritual do falecido. Assim, muitas pessoas se perguntam como saber se um espírito falecido está bem.

Esta dúvida é natural e tem origem em nosso amor pelo familiar desencarnado em conjunto com a nossa curiosidade natural sobre a vida após a morte física.

A dificuldade de saber se um ente querido falecido está bem

Pai e filho pequeno. entes queridos

A morte é um grande mistério que desafia a capacidade de compreensão humana, impondo um grande véu que parece ser impossível de ser removido.

Desejamos saber o que nos aguarda no momento da morte e nos momentos após o desencarne mas nossos sentido físicos limitados não conseguem adentrar nos domínios espirituais.

Essa limitação dos nossos sentidos gera uma grande quantidade de sentimentos negativos, incluindo a dúvida, o medo e a sensação de perda com relação aos falecidos.

Assim, diante de tanta limitação, se torna bastante difícil para qualquer pessoa saber como estão os seus entes queridos no mundo espiritual.

Porém, se acreditamos na existência da alma, não precisamos contar exclusivamente com os sentidos físicos para vislumbrar o plano espiritual.

A mediunidade pode ser a resposta

O ser humano pode vislumbrar o plano espiritual e obter conhecimentos avançados sobre o que se passa na vida após a morte através da sua própria capacidade mediúnica.

Segundo Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, todos são mais ou menos médiuns, variando apenas em seu grau de sensibilidade.

Assim, podemos servir de intermediários entre o plano material e o plano espiritual, obtendo informações valiosas sobre o estado de nossos amados desencarnados.

Esta mediunidade pode se manifestar de formas variadas. O médium pode enxergar, ouvir, tocar, sentir o cheiro e até mesmo sonhar com o espírito do ente querido falecido.

Porém, mesmo que você não possua uma sensibilidade mediúnica adequada para saber se seu ente querido falecido está bem, existem outras formas a seu dispor.

Preste atenção em suas emoções e intuições

Para as pessoas que não tem uma mediunidade muito aflorada, ainda existe a opção de observar seus sentimentos e suas intuições.

Se você percebe que está tendo emoções muito negativas com relação ao ente querido, isto pode ser um indicativo de que ele ainda se encontra em um estado de perturbação espiritual.

Assim, você pode experimentar sentimentos bastante negativos conforme ele se aproxima de você e ambos se sintonizam em uma vibração espiritual densa,.

Obviamente, o luto pode gerar sensações negativas em você, mas em alguns casos os sentimentos negativos tomam uma dimensão muito ruim. É nestas desequilíbrios que precisamos prestar bastante atenção.

Por outro lado, há grandes chances do ente querido falecido estar bem se se você sente boas emoções quando se lembra dele.

Este é o caso de quando temos boas lembranças com relação ao falecido e não nos sentimos tristes, mas gratos pelo tempo que vivemos na presença daquela pessoa amada.

Ainda precisamos estar sempre atentos à nossa intuição. Afinal, se em nosso íntimo sentimos que o desencarnado está bem, há grandes chances dele realmente estar.

Por outro lado, se o espírito do desencarnado se encontra em sofrimento, provavelmente saberemos disso lá no fundo do nosso ser.

Como saber se os entes queridos desencarnados estão bem através dos sonhos?

Por fim, os sonhos são uma ótima oportunidade de termos contato com o espírito do ente querido falecido. Desta forma, saberemos se ele está bem ou se sua alma está em sofrimento.

Segundo Allan Kardec, os laços que prendem nossa alma ao corpo físico são suavizados durante o sono fisiológico. Desta forma, nossa alma pode vagar pelo plano espiritual, gerando as impressões observadas na forma de sonhos.

Portanto, esteja sempre atento aos seus sonhos e verifique se o ente querido falecido aparece neles. Se ele aparece, observe quais sensações você conseguiu captar deste contato.

Verifique se ele estava com boa aparência e se conseguia se comunicar com você de um jeito natural e equilibrado. Procure pistas sobre eventuais desequilíbrios em suas falas e ações.

Desta forma, você conseguirá saber se o seu ente querido falecido está bem ou se ele ainda se encontra em perturbação espiritual.